O projeto Pelotão da Cidadania Escolar e Protagonismo Juvenil em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (FETRONOR) realizaram na quinta-feira (03), uma aula de Educação Ambiental para 35 estudantes do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jornalista Erivan França, localizada em Igapó. A aula-passeio foi para conhecer nove Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs), em um tour de ônibus com visita ao Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. A ação é coordenada pelo Departamento de Atenção ao Educando da Secretaria Municipal de Educação.
A atividade apresentou as características do meio ambiente através do bioma da Mata Atlântica, como mangues, berçários marinhos com peixes, moluscos, caranguejos e camarões. Esse foi um dos trechos observados na travessia da Ponte Presidente Costa e Silva (Ponte Velha) em Igapó. Os estudantes conheceram como o Parque da Cidade contribui com os lençóis freáticos das dunas, abrigando quase 70% da água consumida na cidade.
A coordenadora Samara Freire, do programa Despoluir da FETRONOR, comentou que a atividade gera conhecimento acerca da importância e cuidado com as ZPAs. “Sabemos da importância de preservá-los, e mostrar que também é um cuidado ambiental, bem como cuidamos da nossa casa. De maneira dinâmica, geramos uma interação entre os alunos para que seja de fácil entendimento”, revelou.
O professor Célio Roberto da S. Pacheco, que atua na da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), explicou que o circuito ambiental das 10 ZPAs, desperta nos alunos a necessidade de conhecer e preservar o meio ambiente, alternando uma linguagem científica com uma linguagem popular para que o estudante fique ambientado com as paisagens urbanas. “O circuito tem tido um sucesso provocando no estudante curiosidade pela educação ambiental presente no cotidiano, em especial, conhecendo a importância da vegetação, da fauna e do aquífero”, ressaltou.
A professora Luciana Monteiro, relatou que foram feitas atividades relacionadas ao projeto com os alunos do 4º e 5º ano. “Fizemos uma representação por turmas para que os alunos pudessem receber de volta os multiplicadores em sala, porque cada grupo vai apresentar um seminário e trocar experiências”, resumiu.
O estudante Nicolas de Laurentino da Silva, de 10 anos, descreveu que aprendeu muito com a aula. “Foi muito bom, além de aprender muitos assuntos com o professor, andar no ônibus vendo esses lugares foi bem incrível”, disse. Já Maria Eduarda, de nove anos, achou o passeio maravilhoso e divertido. “Estou aprendendo muito nesse passeio sobre a natureza, descobri um monte de coisas legais, sobre a mata, e sobre os animais”, finalizou.
A coordenadora do projeto Pelotão da Cidadania, Marluce Cavalcanti Silva, destacou que aula de campo foi para entender melhor o meio ambiente através de uma ação educativa em parceria com a FETRONOR, que além de ceder o transporte, distribui aos alunos brindes relacionados ao programa ambiental.
Notícias relacionadas
Educação
O prazo para solicitar a reaplicação de prova de um ou dos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 termina...
Educação
Os candidatos faltosos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano poderão solicitar, a partir desta segunda-feira (17), a reaplicação da prova. O processo deve ser realizado...
Educação
O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado neste domingo, 16 de novembro, com os mesmos procedimentos de segurança...
Educação
Neste domingo (9), o Enem 2025 mobiliza mais de 4,8 milhões de candidatos em todo o país. As provas serão aplicadas em 1.804 municípios,...
