A 9ª Mostra de Cinema de Gostoso começa nesta sexta-feira (4) e segue até terça-feira (8) na paradisíaca São Miguel do Gostoso, distante 100 km de Natal. Evento tradicional no calendário da cidade e do estado, este ano vai exibir gratuitamente, em um telão instalado na areia da Praia do Maceió, 13 curtas-metragens e dez longas-metragens de 12 estados brasileiros.
Em 2022 a Mostra recebeu um número recorde de inscrições de filmes — 927 obras vindas de todas as regiões do país, que serão exibidas nas mostras Competitiva, Panorama, Coletivo Nós do Audiovisual e Sessões Especiais. O evento conta com o apoio do Governo do RN por meio do Projeto Governo Cidadão e Secretaria de Turismo, com recursos do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial, no valor de R$ 150 mil.
Um dos objetivos do evento é promover a inclusão produtiva, por meio do fortalecimento das cadeias e arranjos produtivos locais em bases sustentáveis, e fomentar a atividade turística, que é uma das principais fontes de geração de trabalho e renda para o Estado. Agricultores familiares e artesãos terão um espaço próprio para divulgação e comercialização de seus produtos.
“Apoiar a Mostra de Cinema de Gostoso é fortalecer a cultura, o audiovisual potiguar, a inclusão produtiva e garantir um retorno para a comunidade de São Miguel do Gostoso. Além de impulsionar o turismo e divulgar esse destino para todo o país”, destaca o secretário estadual de Infraestrutura e coordenador do Projeto Governo Cidadão, Gustavo Coelho.