A cantora Gal Costa morreu aos 77 anos. A informação foi confirmada pela assessoria da cantora. Gal havia dado uma pausa em shows, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita. A causa da morte ainda não foi informada.
Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945, em Salvador. Gal Costa é considerada uma das maiores cantoras da história da música brasileira. Quando era adolescente, se aproximou de Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil, e juntos integraram o grupo Doces Bárbaros.
No começo de sua carreira em 1965, apresentou músicas inéditas de Veloso e Gil. Antes de ser ‘Gal’, Maria da Graça, lançou “Eu vi da Bahia”, um samba de Gil sobre a origem e do compositor. Em 1968, Gal Costa lançou o clássico “Baby”, de Caetano Veloso, canção feita por Maria Bethânia.
No entanto, Gal lançou em disco e a projetou no álbum manifesto da Tropocália. “Divino maravilhoso”, de Gil e Caetano em outra fase tropicalista. A artista participaria do festival Primavera Sound, que foi em São Paulo, no último final de semana, mas teve sua participação cancelada de última hora, porque ela precisava se recuperar após a retirada de um nódulo na fossa nasal direita e estaria afastada dos palcos até o fim de novembro.
O show previsto no fim de outubro no Festival Nova Brasil, no Sambódromo do Anhembi também estava cancelado devido a este problema de saúde. Uma das últimas participações de Gal Costa foi em 17 de setembro, no Coala Festival, quando cantou com Tim Bernardes e Rubel, no Memorial da América Latina, em São Paulo.