A procuradora da República do Rio Grande do Norte, Cibele Benevides da Fonseca é a nova desembargadora do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), sediado em Recife (PE). Ela foi nomeada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em publicação extra do Diário Oficial da União de sexta-feira (11). É a primeira vez que uma mulher é nomeada desembargadora do TRF5.
Cibele Benevides nasceu em São Paulo, mas veio morar em Natal (RN) ainda criança. Nomeada para o MPF em 2002, depois de ser aprovada em primeiro lugar no concurso nacional, ela já havia sido promotora de Justiça do MP/RN e procuradora da UFRN. No Ministério Público Federal já foi procuradora-chefe; presidente do Conselho Penitenciário do RN; membro do Conselho Deliberativo do Provita – Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas do RN; procuradora regional Eleitoral substituta; e a primeira mulher a ocupar a titularidade da Procuradoria Regional Eleitoral no estado.
Na área acadêmica, é mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília e professora do Curso de Especialização em Direito Penal e Processo Penal da Esmarn (Escola Superior da Magistratura do RN). Já lecionou na UFRN e Fundação Escola Superior do Ministério Público do RN (FESMP/RN). É também autora do livro “Colaboração Premiada”.
