A empresa Meta que gerencia o WhatsApp ativou no Brasil, nesta quinta-feira (17), o recurso Guia de Negócios. Esta nova função permite aos usuários encontrar estabelecimentos comerciais, de farmácias, a salões de beleza e restaurantes. A novidade possibilita que o consumidor ache o negócio que estiver procurando na região onde está, ou num local específico, mantenha conversas e possa fechar uma compra diretamente pelo WhatsApp. Porém, a ferramenta de pagamentos, ainda está em fase de testes e não tem data definida a ser lançada.
O anúncio das novas funcionalidades foi feito durante o WhatsApp Business Summit, em São Paulo, e numa aparição por vídeo, o próprio Mark Zuckerberg, CEO da Meta, explicou as novas ferramentas.
O Guia de Negócios tem como foco os pequenos comércios locais, como floriculturas, padarias ou salões de beleza, mas grandes empresas que utilizam a Plataforma WhatsApp Business (API) também vão aparecer. A busca pode ser feita por categoria ou pesquisando diretamente pelo nome da empresa sem sair do Whatsapp.
— O usuário poderá acessar o negócio cadastrado, seu catálogo de produtos e começar a interagir, através de conversa. Em breve, poderá fazer o pagamento, numa jornada completa de compra – contou Guilherme Horn, chefe do WhatsApp na América Latina, que lembra que o cadastro das empresas é gratuito.
Ao iniciar uma nova conversa no WhatsApp, o usuário agora terá três opções: “Novo grupo”, “Novo contato” ou “Descobrir → Empresas”. Depois de selecionar “Descobrir → Empresas” é possível optar por compartilhar sua localização ou selecionar um local.