Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Educação

Gestão do IFRN emite nota sobre novo bloqueio orçamentário realizado pelo Ministério da Educação 

IFRN oferece 800 vagas gratuitas em cursos técnicos subsequentes para 2026, com inscrições abertas de 5/11 a 7/12 e ingresso por sorteio eletrônico.
Foto: Divulgação/ Reprodução

No fim da tarde da última segunda-feira, 28/11/2022, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) emitiu uma nota em que trata da retirada – por parte do Ministério da Educação – de todos os limites de empenho distribuídos e ainda não utilizados pelas instituições que compõem a Rede. Essa retirada, aos olhos do Conif, colegiado dos gestores máximos dos Institutos e Centros Federais, é tida como um bloqueio, um novo corte orçamentário, que deve atingir em cheio a manutenção dessas instituições, seja na assistência estudantil, bolsas de estudo, atividades de ensino, pesquisa e extensão, visitas técnicas e insumos de laboratórios, por exemplo, além de serviços de limpeza e segurança dos campi.

No IFRN, o valor estornado foi de R$ 10.925.280,99. Ou seja, quase R$ 11 milhões, maior valor dentre todas as entidades que formam a Rede. Para Juscelino Cardoso, pró-reitor de Administração do Instituto potiguar, esse é um momento de severa preocupação, tendo em vista o final do ano e a necessidade de que se honrem compromissos e se mantenham as políticas e contratos da instituição.

“A gente estava com dificuldade para terminar exercício e vamos ter mais dificuldade ainda. Mesmo que as informações ainda estejam muito precárias, essa medida impacta fortemente o funcionamento das instituições e, acredito, deverá ter repercussão nacional. Por ora, só podemos esperar o posicionamento do ministro da Educação ou de alguém que fale em nome do setor de financeiro/orçamentário do Poder Executivo, e explique as razões para essa tomada de decisão e, de quebra, traga mais informações”, disse o pró-reitor de Administração do IFRN.

A nota do Conif fala ainda sobre aguardar o MEC oficializar o valor do corte e um posicionamento efetivo por parte do Ministério, “na esperança de que esse novo indicativo não passe de um mal-entendido, ao tempo em que entende que é impossível fazer uma gestão eficiente diante de tanta instabilidade, ao prejudicar o que a Rede Federal tem de melhor – seus estudantes”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Juscelino disse, por fim, que espera haver novo posicionamento do MEC sobre o tema: “Acredito que deva ser um corte linear, como tem sido feito durante o ano. Esse bloqueio atual deve ser a primeira etapa do que virá a ser um corte com percentual igual para todas as instituições da nossa Rede. Já vimos isso. Em 2022, houve um bloqueio de 14%, depois aconteceu a redução desse total para 7%. Depois bloquearam de novo. Agora, suponho, deverá vir algo semelhante, só não há informações de quanto será”.

Veja a nota do Conif.

Notícias relacionadas

Educação

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) abriu 800 vagas para cursos técnicos de nível médio na modalidade subsequente, com ingresso previsto...

Educação

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) lançou o Edital nº 48/2025 para o processo seletivo dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino...

Cidades

O Governo do Rio Grande do Norte entregou neste fim de semana duas importantes obras de recuperação hídrica. As barragens Rodeador, em Umarizal, e...

Tecnologia

O Campus Natal Central do IFRN vai sediar a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O evento acontece nos dias 30 e...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO