O turismo religioso do Rio Grande do Norte ganhará mais um destino importante a partir do dia 8 de dezembro. A igreja Matriz da Imaculada Conceição, na cidade de Currais Novos, a 180 quilômetros de Natal (RN), receberá sete relíquias sagradas de santos e beatos, doadas pelo Vaticano.
Entre as relíquias, está um pedaço da pele de Santa Dulce dos Pobres, primeira brasileira canonizada pelo Papa Francisco em 2019, e fios de cabelo do Beato Carlo Acutis, adolescente italiano morto aos 15 anos vítima de leucemia em 2006, venerado por milhões de jovens católicos ao redor do mundo e considerado o “Padroeiro da Internet”.
“Um pequeno pedaço do corpo de Santa Dulce dos Pobres e do Beato Carlo Acutis já estão expostos permanentemente deste 27 de novembro”, explica o padre Fagner Dantas, pároco da igreja.
“As outras cinco relíquias serão “sepultadas” no novo altar da Matriz, durante uma cerimônia especial de dedicação do templo à Deus marcada para o dia 8 de dezembro, conduzida pelo Bispo Dom Antônio Carlos”, complementa o pároco.
Padre Fagner também ressalta: “Rendemos graças por tão grande dom concedido a todos nós, por todos os que construíram este Templo e se dedicaram ao longo destes anos à nossa evangelização. Rezamos também para que a fé continue a nos guiar e sustentar”.
A festa da Imaculada Conceição de Currais Novos acontece até o dia 8 de dezembro.
O que são relíquias sagradas?
Considera-se relíquia qualquer objeto que teve contato com algum personagem religioso, histórico, mítico ou de um passado longínquo, podendo ser o próprio corpo ou seus restos mortais, objetos pessoais ou até mesmo aqueles que “testemunharam” determinado acontecimento religioso ou histórico.
