Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Guia auxilia a implementação de projetos de moradia primeiro no Brasil

Foto: Clarice Castro - Ascom-MMFDH

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lançou, nesta segunda-feira (5), o Guia Brasileiro de Moradia Primeiro (Housing First). A publicação norteia a estruturação de projetos de moradia primeiro, uma metodologia de atendimento à população em situação de rua com acesso imediato à moradia segura.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria Nacional de Proteção Global do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPG/MMFDH), é uma parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), por meio do Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua (INRua).

O secretário substituto da SNPG, Eduardo Melo, agradeceu a parceria e salientou a transversalidade do tema. “As políticas têm de vir juntas, de maneira integrada, porque obviamente temos de resgatar a dignidade da pessoa por meio da moradia, mas tem a assistência social e as questões econômicas. É, sem dúvidas, um trabalho enorme que a gente começa a plantar. Por meio dessa publicação, eu acredito em um Brasil que erradica as situações de vulnerabilidade. Agradeço de maneira especial a todos os nossos parceiros que acreditaram nesta ação”, disse o gestor.

O material, dividido em cinco capítulos, norteia a estruturação de projetos de moradia primeiro, além de trazer o conceito básico de população em situação de rua, estratégias de cuidado com este público, suporte e instrumentos para acompanhamento de casos, estudo de viabilidade econômica, entre outros temas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ainda durante o evento, foi divulgado o documentário “Moradia Primeiro: um novo conceito de garantia de direitos”. A iniciativa é uma maneira de levar o projeto para quem não acompanhou presencialmente o lançamento do guia.

Acesse a publicação

Números

No ano de 2020 o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) publicou uma pesquisa que estimou a existência de 221.869 pessoas em situação de rua no Brasil. Segundo dados, essa população cresceu 140% desde 2012, chegando a quase 222 mil pessoas. A análise constatou que a maioria das pessoas (81,5%) está em municípios com mais de 100 mil habitantes, principalmente das regiões Sudeste (56,2%), Nordeste (17,2%) e Sul (15,1%).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Política pública

O Guia Brasileiro de Moradia Primeiro (Housing First) é uma ferramenta composta pelo conjunto de relatórios previstos no edital para a formulação e a aplicação de projetos com base no modelo Housing First.

O guia e o vídeo-documentário vão auxiliar agentes da sociedade civil e gestores públicos na formulação de projetos e na estruturação do modelo como política pública, com projetos de pequeno, médio e grande porte, nos distintos municípios brasileiros, de acordo com as possibilidades e contextos locais.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) está regulamentando o estacionamento no canteiro central da Rua Maxaranguape, no trecho entre as Avenidas Campos Sales e...

Cidades

Um carro popular branco caiu em um buraco que se formou em frente ao condomínio Serrambi VII, na rua Minas Novas, no bairro de...

Cidades

A rua Segundo Wanderley virou mão única entre a rua Jaguarari e a Avenida Régulo Tinôco. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de...

Cidades

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) informou que a rua Jundiaí, no bairro Petrópolis, será interditada parcialmente para a realização de poda de...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO