Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Economia

Operação Varredura desativa “gato” de energia em academia, retífica de carros e imóveis no bairro do Alecrim

Foto: Neoenergia Cosern/Divulgação

Equipes técnicas da Neoenergia Cosern identificaram e desativaram fraudes de energia (o popular “gato”) que abasteciam de forma irregular uma academia de ginástica, uma retífica de carros e vários imóveis no cruzamento da Avenida Alexandrino de Alencar com a Rua Jaguarari, no bairro do Alecrim, em Natal, na manhã desta quarta-feira (7). A academia de ginástica é reincidente no crime e já havia sido flagrada furtando energia elétrica em agosto de 2021.

Durante inspeção de rotina, técnicos da distribuidora constataram que havia um desvio de energia feito direto da rede elétrica da Neoenergia Cosern, evitando a medição, e abastecendo os endereços. A Neoenergia Cosern registrou Boletim de Ocorrência sobre o caso na 1ª Delegacia de Polícia no bairro do Alecrim.

As ações de combate a “gatos” da Neoenergia Cosern cresceram 7,7% este ano em relação a 2021. Ao todo, já foram realizadas 46.043 inspeções e identificadas 4.247 irregularidades nos nove primeiros meses deste ano.

A “Operação Varredura”, que conta com apoio das autoridades policiais, já recuperou 19,3 milhões de kWh entre janeiro e setembro. Para se ter uma ideia, o consumo médio mensal de uma residência potiguar é de 145 kWh. Esse volume de energia que estava sendo desviada e foi recuperada seria suficiente para abastecer, por exemplo, todo o Rio Grande do Norte por dois dias.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Em outro comparativo, a energia que estava sendo furtada e foi recuperada pela distribuidora seria suficiente para abastecer, juntos, os municípios de São Gonçalo do Amarante e Macau por 30 dias, por exemplo. Em 2022, quatro pessoas foram presas pelas autoridades policial em todo o Rio Grande do Norte praticando a irregularidade.

Furto x Fraude

A fraude é quando o consumidor já é cliente da Neoenergia Cosern e manipula o medidor de energia com o objetivo de reduzir o consumo faturado. Já o furto consiste em desviar energia diretamente da rede elétrica sem a medição do consumo e o conhecimento da distribuidora.

Os consumidores que se sentirem lesados com essa prática criminosa (uma vez que o prejuízo causado pelos desvios é dividido por todos) podem denunciar, de forma totalmente anônima, por meio do telefone 116, WhatsApp (84) 3215-6001 e pelo site da Neoenergia Cosern (www.neoenergiacosern.com.br).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

Desvendar os caminhos da energia elétrica desde a sua geração, transmissão e distribuição às residências e indústrias, além de compreender a complexidade dessa cadeia...

Cidades

A Neoenergia Cosern divulgou nesta terça-feira (28) que o  número de ocorrências envolvendo pipas e rede elétrica no Rio Grande do Norte provocou interrupção...

Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com vetos, a lei que regulamenta a exploração de energia elétrica no mar, conhecida como energia...

Cotidiano

Centenas de famílias se preparam para migrar para as casas de praia no litoral potiguar com a proximidade do verão e festas de fim...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO