Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Educação

Estudantes de Natal conquistam ouro em competição e são selecionados para Olimpíada Internacional de Astronomia

Crédito: Divulgação

Representando o Rio Grande do Norte e uma escola tradicional de Natal, os estudantes de ensino médio Cauã Rodrigues Florentin (16), Marco Antônio Leal Oliveira de Paiva (15) e Pedro de Carvalho Terra (16), conquistaram a medalha de ouro da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). A Olimpíada Nacional aconteceu no Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 8 deste mês, e classificou os adolescentes a competirem internacionalmente.

A caminhada dos estudantes começou na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica (OBA). O interesse por competir foi voluntário e, no começo, os garotos se organizaram espontaneamente no período livre entre as aulas para treinarem a construção dos foguetes. Tanto esforço deu resultado quando os três alunos foram medalha de ouro, prata e bronze,  garantindo a chance de fazer bonito na etapa nacional.

Crédito: Divulgação

Chegando na fase nacional, os potiguares se destacaram entre os 200 competidores presentes, após lançarem um foguete na distância de 175,7 metros, superando a meta estabelecida de 150 metros e garantindo a medalha de ouro. Nas palavras do professor de física Antenor Araújo, responsável por treinar e acompanhar a equipe, o resultado serviu de combustível: “os meninos estão muito felizes com o primeiro lugar e com o que aprenderam, já falando sobre a próxima MOBFOG, em 2023”.

Após um ano de conquistas, os jovens vêem um novo desafio no horizonte: a Olimpíada Internacional de Astronomia (IOAA). O treinador da equipe explica que as vitórias nas competições nacionais tornam os alunos aptos para entrarem nas seletivas internacionais.

“Com as classificações e a média alta, os alunos são convidados a participarem da competição internacional, que inicia com três fases teóricas on-line, reunindo em torno de 5000 alunos. Deste grupo, os 200 melhores serão convidados para um treinamento e provas presenciais em Barra do Piraí/RJ. No fim das provas, sobram 40 alunos para a próxima fase em Vinhedos/SP”, explica Antenor.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Segundo o professor, todas as fases são marcadas por provas, treinamentos e aprofundamentos na área da física teórica, o que é extremamente enriquecedor para os jovens competidores. “Depois desse período de imersão e aprendizado, os 5 finalistas da fase de Vinhedos finalmente vão para a grande final, competindo na Polônia e Nicarágua para ganhar o troféu da Olimpíada Internacional de Astronomia”, conclui.

Notícias relacionadas

Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) divulgou o calendário de matrícula para novos estudantes em 2024. O anúncio foi feito na quinta-feira...

Brasil

Suspeito em um suposto esquema de fraude do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), investigado pela Polícia Federal, um jovem paraense teria feito a...

Polícia

Um jovem identificado como Lucas Monte de 20 anos, foi encontrado morto com o corpo despido na casa do amigo, em Sobradinho, na manhã...

Cidades

Gabriel Celson da Silva, 27 anos, ASG, de uma escola municipal de Natal (RN), filho de catadora de lixo, ainda comemora o tão sonhada...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO