Os funcionários terceirizados do setor de limpeza da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) paralisaram as atividades, nesta sexta-feira (16), por causa do atraso no pagamento do salário de novembro. Os trabalhadores se reuniram na sede da Reitoria da UFRN, localizada no campus central em Natal, para protestar.
Esta é a segunda paralisação. Na quarta-feira (14), a categoria também cruzou os braços, mas retomou as atividades depois que a empresa responsável pelas contratações se comprometeu a iniciar o pagamento dos salários a partir da quinta-feira (15), o que não aconteceu. A empresa alegou que não recebeu o repasse da universidade.
De acordo com o diretor de contabilidade e finanças da UFRN, Daniel Bessa, parte do atraso é resultante do bloqueio no orçamento da universidade realizado pelo Ministério da Educação à pedido do Ministério da Economia, e para garantir o pagamento dos trabalhadores, a universidade repassou recursos de outra conta vinculada que tem com a mesma empresa.
Na manhã desta sexta-feira (16), uma comissão do Sindlimp, sindicato que representa a categoria, se reuniu com representantes da empresa terceirizada e da universidade. Em assembleia realizada no local, os funcionários acertaram que irão manter a paralisação, e só retornarão as atividades na segunda-feira (19), se o pagamento for de fato efetivado.
Com informações de Gislaine Azevedo – repórter da Tv Ponta Negra.