O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta terça-feira (20.dez), que conversou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Segundo o petista, o líder russo o desejou um “bom governo” e o “fortalecimento da relação” entre os dois países. “O Brasil voltou, buscando o diálogo com todos e empenhado na busca de um mundo sem fome e com paz”, declarou Lula, em seu perfil oficial no Twitter.
Após a vitória de Lula no 2º turno das eleições, Putin foi um dos líderes mundiais que parabenizou o petista. A relação entre Brasil e Rússia vem registrando uma melhora significativa nos últimos anos, caracterizada, sobretudo, por um aumento das trocas comerciais. Neste ano, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) reforçou as parcerias já existentes entre os governos.
Além disso, o Brasil continua neutro em relação à guerra da Rússia contra a Ucrânia. No início de outubro, por exemplo, o governo se absteve na votação do Conselho de Segurança das Nações Unidas que condenava a anexação de cidades ucranianas por Moscou. Apesar do ato ser considerado ilegal por líderes mundiais, a diplomacia brasileira afirmou que a decisão não ajudaria nas negociações de paz entre os países.
SBT NEWS