Na manhã desta quinta-feira (22), técnicos da Cosern identificaram furto de energia elétrica em uma farmácia e uma residência pertencentes ao mesmo proprietário, através do popular ”gato”. O desvio foi constatado em três medidores nos imóveis localizados no bairro Nordeste, na Zona Oeste de Natal. O dono dos imóveis foi localizado e assinou um termo de ocorrência. A companhia pertencente à Neoenergia vai calcular o valor do desvio para proceder com a cobrança da multa.
“É importante ressaltar que uma parte do prejuízo causado por esse tipo de crime é dividido por todos os potiguares no momento da definição do reajuste tarifário feito todos os anos pela Agência Nacional de Energia Elétrica”, lembra Thelmo Varela, gerente de Recuperação da Receita da Neoenergia Cosern. “Além disso, o gato de energia é crime, coloca em risco a vida de quem faz e de quem está perto, provoca oscilações no fornecimento de energia e provoca queima de equipamentos”, complementa.
TIRA-DÚVIDAS: Furto x Fraude
A fraude é quando o consumidor já é cliente da Neoenergia Cosern e manipula o medidor de energia com o objetivo de reduzir o consumo faturado. Já o furto consiste em desviar energia diretamente da rede elétrica sem a medição do consumo e o conhecimento da distribuidora.
Os consumidores que se sentirem lesados com essa prática criminosa (uma vez que o prejuízo causado pelos desvios é dividido por todos) podem denunciar, de forma totalmente anônima, por meio do telefone 116, WhatsApp (84) 3215-6001 e pelo site da Neoenergia Cosern (www.neoenergiacosern.com.br).