O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (29) os nomes dos últimos ministros que faltavam para compor o novo ministério. Lula confirmou pastas para o MDB, União Brasil e PSD. Entre elas, a do ministério do Planejamento que será comandado pela senadora Simone Tebet (MDB-MS).
O empresário e presidente do diretório do partido no Pará, Jader Filho, vai assumir o ministério das Cidades. Já o senador eleito Renan Filho (MDB-AL) vai chefiar o ministério dos Transportes. Com o arranjo, os emedebistas chefiarão três pastas na nova configuração da Esplanada, já que a senadora Simone Tebet ocupará o Planejamento.
O governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, PT, precisou atrasar o anúncio dos novos ministros que farão parte da sua próxima gestão. Isso porque a manhã desta quinta-feira (29.dez) tem sido intensa em negociações na tentativa de contornar uma crise nas negociações com o União Brasil. Mesmo o partido sendo contemplado com três ministérios, o líder na Câmara, deputado Elmar Nascimento, ficou de fora da lista de ministros, após o nome dele sofrer resistências dentro do partido.
Lula se reuniu com membros do União Brasil, o senador Davi Alcolumbre e Luciano Bivar, presidente do partido, para tentar contornar o impasse. Nas negociações, eles definiram que o deputado federal Juscelino Filho ficará com as Comunicações.
O governador do Amapá, Walder Góes, ficará com o Ministério da Integração. Atualmente ele é do PDT, mas vai mudar para o União Brasil. Já a deputada federal Daniela do Waguinho ficará com o Turismo.
SBT News