A governadora Fátima Bezerra empossou na tarde desta quinta-feira (12) o secretariado que vai acompanhá-la no segundo mandato de 2023 a 2026. Um total de 21 secretários assumiram os cargos no executivo estadual, 15 permanecem nas secretarias e seis pastas contarão com novos gestores.
Muitos nomes já são conhecidos e permanecem nas mesmas secretarias em que estiveram nos últimos quatro anos. É o caso do Coronel Francisco Araújo que tomou posse novamente para liderar a Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do estado.
Para este segundo mandato, a governadora também manteve nomes como Raimundo Alves, do Gabinete Civil; Íris Oliveira na Sethas, Gustavo Coelho na Infraestrutura, Guilherme Saldanha da Agricultura e da Pesca, Ana Maria Costa no Turismo, Carlos Eduardo Xavier, que permanece na Tributação e Aldemir Freire na pasta de Planejamento.
Os 3 últimos nomes só foram divulgados um dia antes da solenidade de posse. São eles: Helton Edi que assume a Secretaria de Administração Penitenciária; Jaime Calado que retorna à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Antenor Roberto que foi vice-governador no primeiro mandato de Fátima e agora assume a Procuradoria Geral do Estado
Para a Secretaria Estadual de Saúde, há um processo de transição em que Lyane Ramalho irá assumir a pasta em abril no lugar de Cipriano Maia que ocupou a pasta por quatro anos.
Os nomes a assumir as secretarias são: Socorro Batista na Educação; Pedro Lopes na Secretaria de Administração; Paulo Varela com Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Olga Aguiar na Secretaria de Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos; Mary Land Brito na Fundação José Augusto e Virgínia Ferreira na Secretaria de Gestão de Projetos Especiais.
*Com informações da repórter Thayse Baracho, TV Ponta Negra