Imagens que viralizaram nas redes sociais mostram o perigo em que um homem e uma criança sofreram quando um buggy passa pela faixa de areia da praia, os dois quase são atropelados pelo veículo. Caso aconteceu na praia de Genipabu, um dos cartões postais mais famosos do Rio Grande do Norte.
O buggy de cor amarela trafega pela faixa de areia, por causa da maré, parte do local já está coberto pela água do mar. Os banhistas estão dentro da água, quando o motorista do buggy passa bem próximos deles. O homem acompanhado de um criança ainda se afasta do veículo.
Situação como essa pode trazer perigo, pois motoristas que trafegam livremente pela beira do mar podem ocasionar um acidente à banhistas. O motorista pode ser autuado pelo artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sendo a infração de natureza média, com perda de quatro pontos na CNH e multa no valor de R$ 130,16.
No Rio Grande do Norte, o Departamento Estadual de Trânsito possui uma lei sobre a circulação de veículos na faixa de praia. A Portaria 711/2007 do Detran/RN regulamenta o acesso às praias indicando trechos com acesso permitido e proibido para circulação de veículos.
O Sindicato dos Bugeiros Profissionais se pronunciou sobre a situação mostrada no vídeo, e informou que é necessário uma ação de organização por parte da Prefeitura de Extremoz na faixa de areia da praia de Genipabu ,uma vez que o local também faz parte do roteiro turistico dos passeios de buggys.
Por Brunno Rocha, repórter da TV Ponta Negra