O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) investigado em operação da Polícia Federal que apura possíveis crimes relacionados ao desvio de recursos públicos federais oriundos do Ministério da Saúde, se pronunciou sobre a citação. O LAIS alega que as ações realizadas pelo Laboratório e seus pesquisadores são de conhecimento da sociedade e das autoridades, e que regularmente são apresentadas informações aos órgãos de fiscalização e controle.
Leia também:
PF investiga desvio de recursos públicos em entidades ligadas à UFRN
Segundo as investigações, no ano de 2017, o Ministério da Saúde transferiu para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), aproximadamente R$ 165 milhões para ser empregado na prevenção e combate à doença sífilis no Brasil. Aquela instituição de ensino superior, por sua vez, contratou a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC), mediante dispensa de licitação, para executar dez metas do que ficou conhecido como projeto “SÍFILIS, NÃO!”.
Foto: Polícia Federal/Divulgação
Ao longo da execução daquele projeto, de acordo com a PF, notadamente na meta relacionada às ações de publicidade e propaganda, envolvendo recursos da ordem de R$ 50 milhões, foram verificados indícios da prática de diversos tipos de delitos, como fraude à licitação, falsidade ideológica, peculato e lavagem de dinheiro, havendo a atuação direta de inúmeras empresas do segmento publicitário, além de possível envolvimento de servidores públicos.
Confira a nota do LAIS na íntegra:
Em virtude da execução da operação da Polícia Federal, Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União, em que o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) é citado, afirmamos que:
Todos os projetos e ações realizadas pelo LAIS e seus pesquisadores são de conhecimento da sociedade e das autoridades, uma vez que regularmente apresentamos informações aos órgãos de fiscalização e controle.
A transparência sempre foi uma de nossas marcas.
Com muita tranquilidade, estamos à disposição das autoridades para todos os esclarecimentos necessários.
O LAIS reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento de ações direcionadas para a qualidade da saúde pública, com ética e responsabilidade, ratificando a inexistência de ilicitudes.
Agradecemos a todos pela colaboração.
Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde