Falta pouco para o folião voltar a sentir a emoção de vestir sua fantasia, comprar a serpentina e ouvir o compasso do frevo no maior Carnaval de rua do mundo. Só no Recife e em Olinda, são esperadas que mais de 4 milhões de visitantes – segundo o prefeito da capital – venham até as duas cidades fazer parte do regresso da cor e do calor da festa que é a cara de Pernambuco.
A quantidade de turistas esperada nas duas cidades após dois anos de suspensão pela pandemia da covid-19 ultrapassa a do último Carnaval, de 2020.
Em 2020, cerca de 1,5 milhão de turistas passaram por Olinda – desses, 400 mil vieram de outros países. Neste ano, somado aos pernambucanos, a expectativa chega em 4 milhões. Na capital, a média se mantém – foram em torno de 2 milhões de visitantes na última edição.
Em ambas as cidades, o sucesso já é garantido. A taxa de ocupação da rede hoteleira já ultrapassava os 98% em Olinda para o período de momo, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo da cidade na última semana.
No Recife, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), a expectativa para a ocupação hoteleira no Recife está acima de 90% durante o Carnaval.
Ainda, a expectativa de movimentação no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre para o período é de 226 mil pessoas.
O comércio no Estado também ferve com os preparativos. A estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife) é de que haja incremento entre 10% e 12% na vendas deste ano no comércio do Recife, na comparação com o mesmo período de 2022.
SBT Nordeste
