Os consumidores que buscam alimentos mais saudáveis, produzidos de forma agroecológica e livres de defensivos químicos ganharam, em Natal, um ponto fixo para aquisição desses produtos com certificação orgânica. A Associação dos Produtores Orgânicos do Estado do Rio Grande do Norte (Apoern) passou a ser um dos permissionários do Mercado da Agricultura Familiar e, desde meados de janeiro, está comercializando a produção de frutas, legumes e hortaliças frescos dos 18 associados, que detêm esse certificado ou que estão em processo de obtenção do selo.
A entrada no mercado representa para o público uma nova opção de local de compra de alimentos do gênero e, para os agricultores, a abertura de um canal direto com o consumidor para escoamento do que é produzido no campo. Com essa aproximação, a expectativa é ampliar as vendas e estimular mais pessoas a optarem por esse tipo de comida mais saudável. “A ideia é que as pessoas venham e possam adquirir esses produtos facilmente com regularidade. Estamos trazendo para o mercado produtos diferenciados, alimentos livres de agrotóxicos e mais saudáveis. Nossa proposta é ofertar sempre alimento de boa qualidade com segurança, e as pessoas estão mais conscientes da importância desse compromisso”, argumenta o presidente da Aproern, Marcos Aurélio de Sena.
O Mercado da Agricultura Familiar funciona no prédio da Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafes), que fica localizada no bairro de Lagoa Nova, na capital potiguar, e, no ano passado, foi que está sendo modernizada para virar o mercado, resultado da parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Norte e o Governo do Estado pela SEDRAF, com a implementação de elementos que caracterizam o design social através do Projeto Lugares de Charme, que proporciona transformar e ressignificar as vidas e os lugares de artesãos, artistas e empresários, em um ambiente que alia cultura, artesanato, gastronomia regional e gêneros agrícolas.
Com a chegada da Apoern, o Mercado da Agricultura Familiar aumentou a oferta de produtos disponibilizados ao público. No quiosque da associação, é possível encontrar uma variedade de mais de 30 itens da horticultura com selo de Orgânicos. Mas, de acordo com Marcos Sena, a intenção é ampliar o mix, comercializando também alimentos orgânicos processados.