O Governo do RN lançou em parceria com o Departamento Intersindical Estatística e Estudos Intersindicais (Dieese-RN), o Observatório de Trabalho e Políticas Sociais do Rio Grande do Norte. A ferramenta será coordenada pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) e tem a duração inicial de um ano. Os estudos feitos pelos técnicos resultam em estatísticas que serão usadas pelo Governo do RN para direcionar novas ações e políticas públicas.
O Observatório está funcionando desde outubro do ano passado e alguns dos dados coletados foram apresentados à governadora Fátima Bezerra, em uma reunião com representantes do Dieese-RN e da Sethas, na tarde desta quinta-feira, na governadoria. “Trata-se de uma ferramenta muito importante por tanto que ela vai qualificar, para que a gente avance na implementação de políticas públicas com eficiência, políticas públicas de caráter inclusivo”, avaliou a governadora.
Os dados estarão disponibilizados nas páginas virtuais da Sethas, do Sistema Nacional de Empregos (Sine-RN) e do próprio Dieese-RN. Até agora, dois produtos já foram publicados pelo observatório: “Boletim bimestral I Mercado de trabalho no estado do Rio Grande do Norte” e “Estudo Temático Mercado de trabalho e desigualdade racial no Rio Grande do Norte”.