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Fim da Uber? Veja o que diz a Uber sobre possível saída do Brasil

Foto: Reprodução

A polêmica cada vez mais crescente sobre a criação de regras trabalhistas para motoristas parceiros das empresas de transporte por aplicativos, como a Uber e a 99 – que ganhou novo corpo com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva – fez a gigante da mobilidade se posicionar firmemente.

Em comunicado corporativo, a Uber afirma que não vai sair do Brasil. As razões para isso? Financeiras, lógico. A plataforma diz, no comunicado, que conecta 30 milhões de pessoas que buscam viagens com mais de 1 milhão de parceiros no País.

E que a plataforma é a intermediadora dessa geração de renda – compromisso sobre o qual tem responsabilidade. Além disso, mostra números que confirmam a sua grandiosidade: repasse de R$ 76 bilhões aos motoristas parceiros e pagamento de R$ 4,9 bilhões em tributos desde que chegou ao Brasil – por volta de 2015.

REAÇÃO AO MINISTRO DO TRABALHO
A negativa da plataforma foi feita em relação à confusão criada depois que o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse que a empresa poderia deixar o País que não faria falta, e que “colocaria” os Correios para assumir o mesmo serviço.

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A declaração foi dada ao jornal Valor Econômico e em resposta ao questionamento sobre a possibilidade de uma regulamentação trabalhista das plataformas digitais – defendida ampla e abertamente por Lula e sua equipe – fazer a Uber deixar o Brasil.

O ministro disse que uma reação do tipo não passaria de “chantagem”. O governo federal defende a criação de regras para a relação com os parceiros. A defesa das normas, inclusive, ganhou o apoio de instituições de pesquisa e de pesquisadores sobre as relações de trabalho.

VEJA O POSICIONAMENTO DA UBER:
Compromisso com o Brasil

A Uber esclarece que não vai sair do Brasil. Hoje, a Uber conecta em todo o país 30 milhões de pessoas que buscam viagens com mais de 1 milhão de parceiros, que encontraram na plataforma uma forma de gerar renda.

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A Uber permanece comprometida com investimentos de longo prazo em tecnologia e inovação para aumentar ainda mais seu impacto positivo nas cidades brasileiras, como demonstra o Relatório de Impacto divulgado recentemente pela consultoria Public First. O documento aponta, por exemplo, que a empresa repassou R$ 76 bilhões aos motoristas parceiros e pagou R$ 4,9 bilhões em tributos desde que chegou ao país.

Em relação à declaração do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, em entrevista ao jornal “Valor Econômico”, a Uber esclarece também que não ameaçou sair da Espanha. Durante a discussão regulatória naquele país, a empresa divulgou estimativas sobre o impacto das medidas e apontou a contrariedade dos próprios entregadores com a regulamentação, que acabou resultando na migração forçada de muitos profissionais para o modelo de operadores logísticos (sem cadastro direto nos aplicativos) e reduziu o número de pessoas trabalhando na atividade na casa dos milhares. A Uber continua suas operações na Espanha e tem apresentado ao governo os problemas identificados na implementação da regulação.

No Brasil, a Uber defende publicamente, desde 2021, uma regulação que promova a inclusão dos trabalhadores via aplicativo na Previdência Social, com as plataformas facilitando a inscrição e pagando uma parte das contribuições, em modelo proporcional aos ganhos de cada parceiro.

SBT Nordeste

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