Na manhã desta segunda-feira (06) a esquipe de Unidade de Vigilância de Zoonoses – UBZ da Secretaria Municipal de Saúde- SMS, recebeu o vídeo de um sagui com caraterísticas de adoecimento. O animal foi encontrado dentro da mata de uma área militar e será analisada a possibilidade de febre amarela. A amostra será encaminhada à Fiocruz no Estado do Rio de Janeiro, através do Laboratório Central do Estado o LACEN RN.
As capturas de sagüis e mosquitos para análises sobre infecções pela febre amarela começaram na semana passada. Essas análises ocorrem em parcerias com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte Ministério da Saúde e Secretarias Municipal e Estadual de Saúde.
Leia também:
Sesap monitora casos de febre amarela em primatas no RN
Alerta: novo caso suspeito de febre amarela em primata é investigado no RN
Atualmente o estado tem dois casos suspeitos de amarela em primatas. Os primeiros testes já sinalizaram uma positividade para a doença, mas as secretarias estadual e municipal de saúde, ainda aguardam o resultado definitivo das análises.
Com o intuito de ampliar a cobertura vacinal da população, a a Secretaria Municipal de Saúde está realizando também neste mês a intensificação da vacinação contra a Febre Amarela, para pessoas entre nove meses a 59 anos de idade, nas Unidades Básicas de Saúde das 7H as 13H e nos pontos extras de vacinação das 14H às 20H.
A SMS também dispõe nas UBSs e nos pontos extras, outros imunizantes disponíveis como: vacina contra Covid-19, Varicela (catapora), Tríplice Viral (sarampo, caxumba, rubéola), VOP/VIP (Poliomielite), HPV e, ACWY (meningites), Meningo C (meningite), Pentavalente (pneumonias), Hepatite A e pneumocócica (pneumonias, meningites, sinusites e otites), Hepatite B, Antitetânica, Tríplice Bacteriana (DTP) e Influenza.
Por Diassis Oliveira
