Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

No Brasil, uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas

Foto: Agência Brasil

O boletim Elas vivem: dados que não se calam, lançado nesta segunda-feira (06) pela Rede de Observatórios da Segurança, registrou 2.423 casos de violência contra a mulher em 2022, 495 deles feminicídios.

São Paulo e Rio de Janeiro têm os números mais preocupantes, concentrando quase 60% do total de casos. Essa foi a terceira edição da pesquisa feita em sete estados: Bahia, Ceará, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e Piauí, os dois últimos monitorados pela primeira vez.

Os dados são produzidos a partir de monitoramento diário do que circula nos meios de comunicação e nas redes sociais sobre violência e segurança. As informações coletadas alimentam um banco de dados que posteriormente é revisado e consolidado pela rede.

O estado de São Paulo registrou 898 casos de violência, sendo um a cada 10 horas, enquanto o Rio de Janeiro teve uma alta de 45% de casos, com uma mulher vítima de violência a cada 17 horas. Além disso, os casos de violência sexual praticamente dobraram, passando de 39 para 75 no Rio de Janeiro.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A Bahia mostrou aumento de 58% de casos de violência, com ao menos um por dia, e lidera o feminicídio no Nordeste, com 91 ocorrências. O Maranhão é o segundo da região em casos de agressões e tentativas de feminicídio. Já Pernambuco lidera em violência contra a mulher e o Ceará deixou de liderar nos números de transfeminicídio, mas teve alta nos casos de violência sexual. O Piauí registrou 48 casos de feminicídio.

A maior parte dos registros nos estados que fazem parte do monitoramento tem como autor da violência companheiros e ex-companheiros das vítimas. São eles os responsáveis por 75% dos casos de feminicídio, tendo como principais motivações brigas e términos de relacionamento.

Agência Brasil

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

Uma mulher de 44 anos, suspeita de praticar o crime de estelionato, foi presa durante a “Operação Falso Sinistro”, deflagrada nesta segunda-feira (11) pela...

Polícia

Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR/Caicó), do 3º Núcleo de Inteligência Qualificada (3º NIQ – Caicó) e da Delegacia Municipal...

Natal

Durante uma audiência pública na manhã desta sexta-feira (8) na Câmara Municipal de Natal, uma mulher arremessou uma cadeira contra Ana Maria do Nascimento...

Polícia

Uma mulher de 27 anos foi presa pela prática do crime de roubo qualificado, nesta quinta-feira (8), no bairro Vale do Sol, em Parnamirim....

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO