Brasil

Governo decreta emergência ambiental em 19 estados do país

Foto: Reprodução/TV Ponta Negra

O governo federal decretou estado de emergência em 19 estados e no Distrito Federal por risco de incêndios florestais em diferentes períodos do ano. A portaria, assinada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi publicada na última 2ª feira (6.mar) no Diário Oficial da União (DOU) e entrará em vigor a partir do dia 14 de março.

A medida acontece diante do cenário alarmante registrado no último ano. Segundo dados do MapBiomas, em 2022, a área queimada no Brasil superou a contabilizada em 2021, atingindo 2,8 milhões de hectares de florestas. A cifra equivale ao tamanho do estado do Acre, sendo que a maioria da área devastada foi procedente de vegetação nativa.

O pior mês do ano foi dezembro, que registrou um salto de 90% na área queimada em relação ao mesmo mês de 2021: 332 mil hectares, ou 157 mil hectares a mais que no ano anterior. Deste total, 71% ocorreram na Amazônia, que foi o bioma com maior área incendiada no período.

Confira as regiões que ficarão em estado de emergência durante o ano:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

De abril a novembro de 2023

  • Estados do Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rondônia, Tocantins e São Paulo;
  • Sudoeste Amazonense e Sul Amazonense (AM);
  • Extremo Oeste Baiano e Vale São-Franciscano (BA);
  • Jequitinhonha, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Norte de Minas, Oeste de Minas, Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce, Campo das Vertentes, Central Mineira, Noroeste de Minas, Sul/Sudoeste de Minas e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba (MG);
  • Sudeste Piauiense (PI).

De maio a dezembro de 2023

  • Estados de Mato Grosso do Sul e Paraná;
  • Centro Amazonense e Norte Amazonense (AM);
  • Centro Maranhense, Leste Maranhense, Norte Maranhense e Sul Maranhense (MA);
  • Zona da Mata (MG);
  • Baixo Amazonas, Marajó, Região Metropolitana de Belém, Sudeste Paraense e Sudoeste Paraense (PA);
  • Centro-Norte Piauiense, Norte Piauiense e Sudoeste Piauiense (PI).

De junho de 2023 a janeiro de 2024

  • Estados do Amapá e Ceará;
  • Centro Norte Baiano e Centro Sul Baiano (BA);
  • Oeste Maranhense (MA);
  • Nordeste Paraense (PA);
  • São Francisco Pernambucano e Sertão Pernambucano (PE);
  • De julho de 2023 a fevereiro de 2024;
  • Agreste Pernambucano, Mata Pernambucana e Região Metropolitana de Recife (PE).

De setembro de 2023 a abril de 2024

  • Estado de Roraima;
  • Região Metropolitana de Salvador, Nordeste Baiano e Sul Baiano (BA).

SBT News

Notícias relacionadas

Cidades

A governadora Fátima Bezerra sancionou nesta quinta-feira (11), a Lei Complementar 803/2026, que veda a promoção de servidores públicos estaduais – civis e militares...

Cidades

O Rio Grande do Norte aderiu nesta quinta-feira (11) à Política Nacional de Enfrentamento à LGBTfobia, integrando o Estado à rede de promoção, proteção...

Cidades

O governo do Rio Grande do Norte  lançou nesta semana o Selo Azul Ambiental em evento realizado pela governadora Fátima Bezerra no Parque Estadual...

Sem categoria

A governadora Fátima Bezerra participa nesta quarta-feira (3), a partir das 9h, na Escola de Governo, Centro Administrativo, em Natal, da abertura da 4ª...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile