Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Plano Diretor de Natal: após um ano de vigência, Zonas Sul e Leste são as mais procuradas pelos investidores

Foto: Anadelly Fernandes

O atual Plano Diretor de Natal (PDN) completou um ano de vigência nesta semana. A legislação com novas prescrições urbanísticas baliza as licenças que são emitidas pela secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). O total de 48 procedimentos tramitaram na pasta após a sanção do texto pelo prefeito Álvaro Dias, no dia 7 de março de 2022, até o dia 28 de fevereiro deste ano e as zonas Sul e Leste são as mais procuradas pelos investidores.

Desses procedimentos, 46 são de consulta prévia, um está em fase de emissão de alvará e outro está em processo de análise. O número representa um aumento de 39,3% em comparação ao triênio 2019, 2020 e 2021, que juntos, somaram 33 consultas prévias.

Segundo o secretário da pasta responsável pela liberação das obras, Thiago Mesquita, da Semurb, a análise dos locais é feita com bastante celeridade pela secretaria onde os processos são 100% online. Vale ressaltar que a consulta prévia é uma abertura de processo interno na secretaria, e que não dá autorização para construção.

Durante a análise é visto se há ou não potencial construtivo para a área. E caso haja deferimento, o contribuinte poderá dar abertura a um novo processo, esse sim, de construção. “Geralmente, 95% das consultas se tornam processos”, conta Mesquita. E explica também que as construções de uso multifamiliar, como condomínios de duas a cinco torres, são predominantes entre os projetos de consulta prévia.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Os bairros de Capim Macio e Lagoa Nova, na zona Sul, e Petrópolis, na zona Leste, são as principais áreas de busca para os investimentos. Mas também existem processos para a zona Norte. Nossa expectativa é que esses processos continuem aumentando, principalmente na região Norte, onde houve um aumento significativo dos coeficientes de aproveitamento, do potencial construtivo dessa área tão importante para o Município”, destaca.

O Plano Diretor

A Lei Complementar 208/2022 contém alterações e diretrizes importantes, que interferem nos aspectos socioeconômicos, ambientais, arquitetônicos, culturais e traz novas temáticas como rotas, plano de monitoramento de áreas de risco, plano de mudanças climáticas e dos sistemas de infraestrutura e serviços urbanos.

O Plano foi aprovado em 23 de dezembro de 2021 após debates na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito, em 7 de março de 2022 e após, no dia 8 foi publicado em Diário Oficial.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal da Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência (Semidh), realiza nesta...

Esportes

Começaram nesta terça-feira (16) em Natal os Jogos Municipais da Pessoa Idosa, evento que tem como objetivo promover o envelhecimento ativo por meio do...

Polícia

Policiais civis da 23ª Delegacia de Polícia (DP) de Extremoz cumpriram dois mandados de prisão preventiva em desfavor de dois homens suspeitos da prática...

Justiça

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou uma decisão do do Tribunal regional Federal da 5ª Região (TRF5) que beneficiava o Centro...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO