Para marcar o Dia do Consumidor que acontece na próxima quarta-feira (15), o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal) vai realizar uma série de ações que consiste na fiscalização dos principais estabelecimentos nos centros comerciais da cidade. Durante toda essa semana, entres os dias 13 e 17, as equipes do órgão também fiscalizarão as lojas dos principais shoppings da cidade e o comércio de rua, com ênfase nas lojas do Centro da Cidade e do Alecrim.
O diretor-geral do órgão ressalta que o principal objetivo das ações consiste em uma defesa ampla em assegurar os direitos dos consumidores. “Nesse período, para atrair clientes e aumentar as vendas, os estabelecimentos costumam realizar promoções. Vamos verificar se tudo o que for ofertado está seguindo as normas, vamos observar se os estabelecimentos estão seguindo à risca o que preconiza o Código de Defesa do Consumidor. Teremos uma semana de fiscalização intensa”, destacou Diogo Capuxú, diretor técnico do Procon Natal.
O Procon alerta que os consumidores precisam ficar em alerta em relação as possíveis tentativas de golpes. Cuidados ao compartilhamento de dados financeiros e informações pessoais, sobretudo no comércio online, dever levados em consideração para evitar problemas. Uma outra situação pode evitar problemas é, antes de finalizar a compra saber se a empresa possui um histórico positivo, se há ou não reclamações e processos judiciais.
O Procon Natal, alerta também que o consumidor deve desconfiar de produtos com o valor muito abaixo do mercado, uma vez que é grande a possibilidade dessa promoção ser um golpe. Outra ferramenta à disposição do consumidor é a plataforma consumidor.gov, ou seja, um serviço público onde permite interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet.
Canais de denúncias
O consumidor pode registra sua reclamação, a empresa trata e responde, a Senacon e os Procons monitoram. E por fim, o consumidor avalia o atendimento da empresa. O serviço pode ser acessado via internet ou pelo aplicativo móvel. Para uma reclamação formal o consumidor deve procurar os canais de atendimentos do Procon Natal diretamente na sua sede, rua Ulisses Caldas nº 181 – Cidade Alta, ou pelos canais de atendimento como: WhatsApp (84) 98870-3865 ou no endereço eletrônico proconnatal@natal.gov.br.