Nesta quinta-feira (16) é o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, data criada a fim de ampliar as discussões sobre as transformações ambientais e seus efeitos. Em Natal, novas expectativas sobre a temática surgem com o novo Plano Diretor de Natal (PDN) e o trabalho da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que em 2021, criou o Setor de Mudanças Climáticas, Arborização e Áreas Verdes (SMCA).
O novo Plano Diretor estabelece a elaboração do Plano Municipal para Mudanças Climáticas (PMMC), com vistas a compatibilizar o desenvolvimento econômico-social com a proteção do sistema climático e a implementação de medidas de adaptação e mitigação às mudanças do clima.
Para o titular da Semurb, Thiago Mesquita, o tema é sem dúvidas, um dos maiores desafios da sociedade atual, cujos impactos afetam vários campos da nossa vida, sobretudo, uma série de consequências ambientais. E nesta perspectiva, para melhor atuação foi criado o SMCA, que nasceu da junção dos setores de Áreas Verdes e Arborização.
Das ações do SMCA para 2023, Mesquita conta que o foco está justamente no levantamento dos dados que embasarão o PMMC. E ainda, fala dos objetivos principais do plano das mudanças climáticas.
Ações contínuas
O setor de Mudanças Climáticas realiza diversas atividades como o Cadastro Ambiental Urbano (CAU) do sistema do Ministério do Meio Ambiente, classificando as áreas verdes existentes no município; acompanhamento das ações de plantio do Projeto Planta Natal, na indicação das áreas a serem plantadas; desenvolvimento do canal interativo com a população para informações sobre as áreas verdes, dentre outras.
Em 2022, o setor realizou vistorias em áreas passíveis de receber projetos de requalificação, o que engajou o Planta Natal para alcançar o número expressivo de 11 mil mudas plantadas na cidade naquele ano, e que atualmente, já passam das 13 mil árvores.
As vistorias realizadas pela equipe já identificaram e classificaram 383 áreas verdes na cidade em cinco classes: com edificações (149), parcialmente edificadas (11), com área para arborização (124), parcialmente arborizadas (64) ou arborizadas (35), além de duas áreas em reformas (2).
A capital potiguar por meio da Semurb também possui um convênio com os Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), que fornece capacitação e apoio para as ações de mudanças climáticas.
