O diretor-executivo da empresa, Andy Jassy anunciou, nesta segunda-feira (20), mais 9 mil demissões na Amazon. O aviso foi realizado em uma mensagem aos funcionários publicada em seu site. Segundo informações da AFP, somando estas demissões na Amazon às outras 18 mil anunciadas nos últimos meses, desde janeiro, o número de demitidos pela empresa em 2023 chega a 27 mil.
Até o final de 2022, a Amazon possuía um quadro de 1,54 milhões de funcionários, por isso, as demissões de 2023 reprensam uma redução de 1,7% da equipe. Segundo Jassy, as novas demissões na Amazon ocorrem pelo mesmo motivo dos cortes anteriores a este: contenção de gastos.
“Considerando a incerteza econômica e a falta de clareza sobre o futuro próximo, decidimos reduzir nossos custos e nosso pessoal”, revelou o diretor-executivo. Para explicar essas demissões, soma-se ainda o aumento das taxas de juros nos Estados Unidos para combater a inflação, o que fez os custos subirem para as companhias do ramo tecnológico.
De acordo com a AFP, a Amazon demitiu funcionários de setores relacionados a serviços de computação em nuvem AWS, no departamento PXT voltado à gestão de recursos humanos, na publicidade e na plataforma de streaming em vídeo Twitch.
FUNCIONÁRIOS AMAZON
Na mesma publicação, Andy Jassy lembrou que a Amazon havia aumentado o quadro de funcionários em diversas áreas “de forma significativa” por alguns anos anteiores.
SBT Nordeste (JC)
