O Rio Grande do Norte registrou chuvas em quase todas as regiões no último fim de semana de março e, segundo as previsões, deve permanecer durante a semana. Os maiores acumulados foram no município de Serrinha dos Pintos com 126.7 mm (Oeste), seguido de Parazinho com 122.6 mm (Agreste). O município de Parnamirim, na Região Leste, foi o que registrou maior precipitação de chuvas, 116.1. Já na região Central, Lajes registrou 71.1 mm. A capital potiguar registrou chuvas de 90.7 mm nas últimas 24 horas.
É o que mostra o Boletim Pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), que é atualizado diariamente, com período de monitoramento que vai das 7h da manhã de um dia para o mesmo horário da data seguinte, completando assim 24 horas. Ainda segundo a Emparn, no litoral as temperaturas chegarão a média de 22 °C durante a madrugada e a média dos 34 °C durante as tardes. No interior, as mínimas poderão chegar aos 18 °C e a máxima aos 36°C.
“As chuvas vêm mantendo regularidade, o que se confirma o resultado, pelo menos até o momento, daquela previsão divulgada que o Estado teria chuvas de normal a acima do normal. Praticamente todos os municípios já ultrapassaram a média histórica para o mês. As chuvas deverão continuar durante essa próxima semana com índices menores, mas em todas as regiões. Para abril é possível ocorrência de um pequeno veranico no início do mês e o restante do mês será com boas chuvas atingindo as regiões do litoral”, explicou o meteorologista, chefe da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.
“Foram chuvas que variaram de 100 a 120 milímetros. No interior do estado os valores não foram tão elevados, nós tivemos uma boa distribuição na região da Serra de Santana, Seridó, Mossoró e Alto Oeste, mantendo a regularidade das chuvas e tendo como resultado a previsão que teríamos de normal a acima do normal. Praticamente todos os municípios já ultrapassaram a média histórica para o mês. As chuvas deverão continuar nesta semana. Esperando índices menores, mas as chuvas deverão continuar atingindo todas as regiões. Principalmente nesse final de março. Em abril, é possível a ocorrência de um “veranico”, no início do mês e no restante do mês com boas chuvas atingindo principalmente Natal e interior”, completou o especialista.
O Rio Grande do Norte registrou chuvas em vários municípios todo os municípios entre a manhã do último domingo (26) e a manhã desta segunda-feira (27). Na região do Leste Potiguar, Natal apresentou o maior volume de chuvas com 90.7 mm, seguido de Maxaranguape (74.8mm), São Gonçalo do Amarante (72.2mm) e Rio do Fogo (68.2mm). Os dados são do último boletim pluviométrico diário Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) do Estado.