Saúde

Vacinação bivalente está aberta para todos os grupos prioritários no RN

Foto: Agência Brasil

A Campanha de Vacinação Bivalente contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte está aberta para todos os grupos prioritários, de acordo com a nova recomendação do Ministério da Saúde (MS).

O Ministério havia recomendado a aplicação das vacinas por etapas nos grupos prioritários, com o objetivo de facilitar a operacionalização da vacinação. No entanto, o MS mudou essa orientação diante da entrega oportuna dos imunobiológicos pelos fornecedores, e da capacidade operacional de distribuição dessas doses aos estados.

“A partir de agora, aqueles que pertencem a qualquer grupo prioritário podem procurar a unidade de saúde mais próxima, para receber o reforço da vacina bivalente e garantir sua proteção contra a covid-19”, disse a coordenadora do Programa de Imunização do RN, Laiane Graziela.

Quem pode se vacinar?

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Os grupos prioritários definidos pelo Ministério para a vacinação bivalente são:
• Idosos de 60 anos ou mais de idade;
• Pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos (ILP e RI) e seus trabalhadores;
• Pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade;
• Indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade);
• Gestantes e puérperas;
• Trabalhadores da saúde;
• Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade);
• População Privada de Liberdade e Adolescentes em Medidas Socioeducativas; e,
• Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.

Esquema vacinal

Todas as vacinas contra a covid-19 oferecidas pelo Sistema Único de Saúde são comprovadamente seguras e protegem contra formas graves da doença. A vacina bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron.

Para receber o imunizante bivalente, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses. O intervalo mínimo para ser vacinado com a bivalente é de 4 meses após a última dose monovalente recebida.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina devem iniciar ou completar o esquema primário com duas doses da vacina monovalente. Em seguida, a dose de reforço bivalente Pfizer deverá ser administrada com intervalo de 4 meses da última dose do esquema primário. Já as pessoas que completaram o esquema primário ou já receberam uma ou duas doses e reforço estão aptas a receber a dose de reforço bivalente, respeitando também o intervalo de 4 meses da última dose recebida.

Notícias relacionadas

Polícia

Cerca de 500 detentos apresentaram mal-estar ao longo do fim de semana na Cadeia Pública de Mossoró e nas alas feminina e masculina do...

TV Ponta Negra

O Arraiá Quatrocentão 2026 chega à sua 27ª edição consolidado como um dos principais festivais juninos do Rio Grande do Norte. Além disso, o...

Saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento oral para tratar casos específicos de câncer de mama avançado ou metastático. A...

Polícia

Um homem foi preso neste domingo (21) durante uma ação da Operação Protetor das Fronteiras e Divisas, realizada no município de São Paulo do...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile