A Arquidiocese de Natal divulgou a programação da Semana Santa. Já nesta sexta-feira (31) acontece a tradicional procissão do Encontro, dentro das celebrações que são realizadas antes do Domingo de Ramos, que faz memória aos últimos acontecimentos da vida de Jesus.
Serão celebradas duas missas: uma, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), na Cidade Alta, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, e a outra, na Igreja Matriz do Bom Jesus das Dores, na Ribeira, presidida pelo vigário geral da Arquidiocese, Padre Paulo Henrique da Silva. As duas missas terão início às 16h30.
Logo após as missas, um grupo de fiéis sairá em caminhada, da Ribeira, conduzindo a imagem do Bom Jesus dos Passos, e outro grupo sairá da Matriz da Apresentação, conduzindo a imagem de Nossa Senhora da Soledade. As duas procissões se encontrarão na Catedral Metropolitana.
No Domingo de Ramos, celebrado no domingo dia 2 de abril, a celebração da ramos lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, montado em um jumentinho. Para recordar esta passagem bíblica, as paróquias realizam a procissão de ramos, antes da missa. Após a missa, os ramos podem ser levados pelos fiéis para suas residências ou guardados pela própria Igreja, para serem queimados na quarta-feira de Cinzas, no ano seguinte. Na Catedral Metropolitana de Natal, serão celebradas três missas: às 7h, às 11h e às 19 horas.
Na segunda, terça e quarta-feira, nas paróquias, há momentos penitenciais, como via-sacra, ofício de trevas, missas e atendimentos de confissões.
Na quinta-feira, 6 de abril, às 8 horas, na Catedral Metropolitana, será celebrada a Missa do Crisma (também conhecida como Missa dos Santos Óleos), presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, com a participação de todos os padres da Arquidiocese.
Também, na Catedral, na quinta-feira, às 19h, será celebrada a missa da Santa Ceia; na sexta-feira, às 15h, celebração da Paixão do Senhor; no sábado, às 19h, Vigília Pascal; e, no domingo, dia 9, a Missa da Ressurreição será celebrada em três horários: às 7h, às 11h e às 19 horas.
A programação das celebrações da Semana Santa, nas demais paróquias está disponível no site www.arquidiocesedenatal.org.br.
Breve explicação sobre as celebrações da Semana Santa
Procissão do Encontro
Data: 31 de março, a partir das 16h30
Local: uma procissão sai da Igreja do Bom Jesus dos Passos, na Ribeira, e a outra sai da antiga Catedral, na Cidade Alta, ambas com destino à Catedral Metropolitana
DOMINGO DE RAMOS (02/04/2022)
Marca o início da Semana Santa. A procissão e bênção dos ramos, antes da missa, lembram a entrada de Jesus em Jerusalém, a caminho da paixão, morte e ressureição, conforme narram os Evangelhos.
MISSA DO CRISMA (06/04/2022)
Também conhecida como ‘Missa dos Santos Óleos’. Na Arquidiocese de Natal, tradicionalmente é celebrada na quinta-feira, às 8 horas da manhã. É presidida pelo arcebispo e concelebrada por todos os padres da Arquidiocese. Nessa celebração, são abençoados os óleos que serão utilizados, durante todo o ano, nos sacramentos da crisma, do batismo e da unção dos enfermos.
CEIA DO SENHOR (06/04/2022)
É a celebração que abre o Tríduo Pascal e, nela, acontece o rito do lava-pés, recordação do gesto de Jesus durante a última ceia, quando lavou os pés dos apóstolos. Celebra-se também a instituição da Eucaristia e do sacerdócio. No final, os fiéis participam da transladação do Santíssimo Sacramento e permanecem em Vigília Eucarística.
PAIXÃO DO SENHOR (07/04/2022)
O único dia do ano em que não há celebração de missa, no mundo. A sexta-feira santa é dia de jejum e penitência. Desde o início da manhã, os fiéis visitam as Igrejas para rezar diante do Santíssimo Sacramento. À tarde, geralmente, a partir das 15 horas, acontece a celebração da Paixão do Senhor.
VIGÍLIA PASCAL (08/04/2022)
É a celebração da espera da vitória do Senhor sobre a morte. Inicia-se com a breve liturgia da luz, durante a qual se acende do círio pascal. Depois, seguem-se a liturgia da Palavra, a liturgia batismal e a liturgia Eucarística.
PÁSCOA DO SENHOR (09/04/2022)
Conforme o Salmo 117, “este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!”. A Páscoa é a celebração da vitória da vida sobre a morte.
