Na noite desta última terça-feira (04), os primeiros times brasileiros estrearam na competição. Internacional-RS e Athletico Paranaense foram os primeiros clubes do país a jogarem a Libertadores 2023.
O Colorado disputou partida diante do Independiente Medellin, da Colômbia, e o Athletico Paranaense entrou em campo contra o Allianza Lima, do Peru. Ambas as equipes brasileiras jogaram fora de casa, e ficaram apenas no empate. O Inter saiu atrás do placar e buscou o empate aos 41 do segundo tempo, e o Furacão não tirou o zero do placar.
Mais três times brasileiros fazem sua primeira partida na Libertadores 2023 nesta quarta-feira (05). Flamengo entra em campo contra o Aucas, do Equador, às 19h00, Palmeiras enfrenta o Bolívar, da Bolívia, às 21h30, e também no mesmo horário, o Fluminense joga contra o Sporting Cristal, do Peru.
A competição já é de grande domínio do futebol brasileiro há alguns anos. Desde 2019, com a conquista do Flamengo, mais nenhuma equipe de fora do Brasil venceu a competição. 2020 e 2021 o Palmeiras venceu o cobiçado troféu, e em 2022, o Rubro-Negro carioca conquistou a taça novamente.
A final da Copa Libertadores de 2023 será no Maracanã. A partida está marcada para o dia 11 de novembro. O campeão da competição pode ganhar aproximadamente 150 milhões em premiações acumuladas.
Por Kalis Weber