Com a chegada da Páscoa, diversas religiões ao redor do mundo celebram essa importante data de maneiras distintas. Enquanto para os cristãos a Páscoa representa a ressurreição de Jesus Cristo, outras religiões têm suas próprias interpretações e rituais para essa época do ano.
Na tradição cristã, a Semana Santa é um período de reflexão e penitência, que culmina com a celebração da Páscoa no domingo. Nas igrejas católicas e protestantes, as missas e cerimônias relembram a morte e ressurreição de Jesus, com destaque para a Via-Sacra, que representa os passos de Jesus em seu caminho para a crucificação, e a Vigília Pascal, que celebra a ressurreição.
Já para os judeus, a Páscoa representa a libertação do povo de Israel da escravidão no Egito. Durante a Pessach, como é chamada a celebração, é feita uma refeição especial chamada Seder, que inclui alimentos simbólicos como pão ázimo e ervas amargas, além da leitura da Hagadá, que conta a história da libertação.
No hinduísmo, a Páscoa é conhecida como Holi, um festival de cores que celebra a chegada da primavera. Durante a celebração, as pessoas jogam pós coloridos uns nos outros, simbolizando a renovação e a alegria.
Os muçulmanos também têm uma celebração importante nessa época do ano: o Ramadã. Esse período de 30 dias de jejum e oração tem início na lua nova que antecede a Páscoa, e é uma oportunidade para os fiéis se aproximarem de Deus e fazerem reflexões sobre suas vidas.
Além dessas religiões, muitas outras têm suas próprias celebrações para a Páscoa. O importante é que, independente das diferenças, essas festividades têm em comum a mensagem de renovação e esperança, representando um momento de renovação espiritual e conexão com o sagrado.