Militares dos Estados Unidos, da Coreia do Sul e do Japão iniciam, nesta 2ª feira (17), exercícios conjuntos de defesa antimísseis navais. A ação, que visa aumentar a cooperação diplomática e militar entre os países, acontece em meio às crescentes ameaças da Coreia do Norte, que também vem aumentando o arsenal nuclear.
Os exercícios de hoje serão realizados em águas internacionais entre a Coreia do Sul e o Japão, onde serão testados os contratorpedeiros Aegis, USS Benfold e Atago. A intenção é dominar os procedimentos de resposta, desde a detecção até o rastreamento, caso Pyongyang lance mísseis balísticos em direção aos países.
Além dos exercícios de defesa antimísseis, o trio afirmou que pretende retomar os exercícios trilaterais, incluindo a interdição marítima e exercícios antipirataria. O objetivo seria “manter a paz e a estabilidade na região de maneira mais eficaz”.
A atividade deve receber uma resposta da Coreia do Norte, que já aumentou os testes balísticos devido aos exercícios militares anuais entre Estados Unidos e Coreia do Sul. Na última 5ª feira (13), por exemplo, Pyongyang lançou um míssil intercontinental a base de combustível sólido, que dificulta a detecção pelo radar dos países.
SBT News