Economia

Conta de energia vai ficar mais 4,26% cara no Rio Grande do Norte

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A conta de energia vai ficar 4,26% mais cara no Rio Grande do Norte.  Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu as novas tarifas para a área de concessão da Neoenergia Cosern e o novo valor começa a vigorar a partir do próximo sábado (22).

Para a baixa tensão, que inclui os clientes residenciais, o reajuste médio será de 4,45%. A variação para os clientes atendidos em alta tensão, como indústrias e comércio de médio e grande portes, será de 3,65%.

Os custos que competem à Neoenergia Cosern (referente aos serviços de distribuição de energia – Parcela B) está praticamente sem sofrer variação, apesar da inflação do período.

Está sendo capturado, a favor dos consumidores, parte dos ganhos de eficiência obtidos pela distribuidora. Esse componente é responsável pelo menor impacto neste processo de revisão das tarifas, participando com apenas 0,1% no índice final.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Antes da definição, a Aneel realizou uma Audiência Pública em Natal no dia 3 de março. Todas a informações sobre o processo são públicas e ficam disponíveis no site da agência (www.aneel.gov.br).

A revisão nos valores da tarifa (confira a composição no gráfico abaixo) é um processo regulado e definido pela Aneel, previsto no contrato de concessão entre a distribuidora e a União, com regras bem definidas sobre as contas de luz e sobre a metodologia de cálculo dos reajustes. Pela norma da Aneel, o valor da tarifa pode ser reajustado anualmente (Reajuste Tarifário Anual) e a cada cinco anos (Revisão Tarifária Periódica).

A Revisão Tarifária define a receita tarifária que permite o equilíbrio econômico-financeiro da atividade da empresa. Assim, a atualização das tarifas é essencial para assegurar a qualidade e continuidade do fornecimento de energia elétrica à sociedade. Apesar da nova tarifa passar a vigorar a partir do próximo sábado (22), os clientes só começarão a receber as contas com os valores revisados um mês depois, devido ao intervalo entre o consumo e sua leitura, faturamento e entrega. Em maio, as contas serão faturadas com tarifas proporcionais considerando a data da revisão e das leituras.

No processo de Revisão Tarifária, são levados em conta pela Aneel as mudanças ocorridas nos custos e no mercado das empresas, a eficiência da distribuidora em relação às demais e ao volume de investimentos realizados pela concessionária. Para o consumidor ter uma ideia, em uma conta de luz com valor total de R$ 100,00 apenas R$ 29,90 (29.9%) ficam com a distribuidora para ela fazer investimentos e gerenciar seus custos de atuação. O restante do valor é repassado para Custos de Transmissão e Geração de Energia (41,6%), bem como para Tributos e Encargos (28,5%).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu uma quadrilha com cinco homens suspeitos de realizar assaltos na região metropolitana de Natal. A ação ocorreu nesta...

Saúde

O Rio Grande do Norte vai receber as primeiras 10 unidades móveis do Programa Brasil Sorridente, de um total de 18, para ampliar a...

Polícia

Um novo caso de violência doméstica Natal chocou a população na noite desta quinta-feira (21). Mayara, conhecida pelos vizinhos na região, foi morta a...

Política

A Câmara Municipal de Natal aprovou seis projetos em primeira discussão, nesta quinta-feira (21). Entre as matérias apreciadas, está o Projeto de Lei nº 759/2023,...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile