Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Lula faz lançamento oficial do PPA Participativo. Assista

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta quarta-feira (19) o Plano Plurianual Participativo. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, acompanhou o presidente no evento. Segundo o Palácio do Planalto, “a retomada da participação social nas decisões sobre como o governo deve aplicar os recursos públicos é a marca do PPA Participativo”, informou em nota.

O programa é resultado de uma parceria entre o Ministério do Planejamento e Orçamento, responsável pela elaboração do Plano Plurianual (PPA), e a Secretaria-Geral da Presidência, que articula a participação social no âmbito do Governo Federal. Conta ainda com a participação do ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, da Casa Civil e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, explica o Planalto.

Entenda o que é e como funciona o PPA Participativo:

  • O PPA é uma das três leis orçamentárias do Brasil, ao lado da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e da LOA (Lei Orçamentária Anual). É elaborada de quatro em quatro anos, sempre no primeiro ano e com vigência a partir do segundo ano de mandato.
  • Ela define os eixos, as diretrizes e os objetivos estratégicos do governo para o período e aponta os programas e metas que permitirão atingir esses objetivos. O plano deve ser entregue ao Congresso até 31 de agosto do primeiro ano do mandato presidencial, juntamente com a Lei Orçamentária Anual – LOA.
  • A participação social na elaboração do PPA se dá em três dimensões. Na dimensão estratégica, aponta-se a visão de País ao fim de quatro anos, com as respectivas diretrizes e objetivos estratégicos. Na dimensão tática, definem-se os programas que serão realizados no período, seus objetivos principais e específicos.
  • Por fim, na dimensão gerencial, os órgãos governamentais inserem no Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP) informações sobre o que entregarão para a sociedade, com indicadores, metas anualizadas e regionalizadas, facilitando o acompanhamento dos programas por parte do governo.
  • O processo de participação social se estenderá até meados de julho, quando as contribuições da população serão sistematizadas pela Secretaria Nacional de Participação Social da Secretaria-Geral e encaminhadas à Secretaria Nacional de Planejamento do MPO. Posteriormente, serão submetidas à análise pelas equipes técnicas dos ministérios envolvidos na elaboração do PPA para eventual incorporação.
  • O Plano Plurianual 2024-2027 deve ser encaminhado pelo Governo ao Congresso Nacional até 31 de agosto, para debate e votação dos parlamentares.

SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Justiça

A discussão sobre o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) ganhou um novo capítulo no Supremo Tribunal Federal (STF). A Federação das Indústrias...

Direitos Humanos

O governo federal oficializou, nessa sexta-feira (27), a nova distribuição das cotas raciais em concursos públicos, conforme decreto publicado em edição extra do Diário...

Política

A imagem do Supremo Tribunal Federal (STF) sofre desgaste crescente entre os brasileiros. Segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (28), 58% da população afirma...

Brasil

A partir de agora, recursos arrecadados com multas de trânsito poderão ser usados para custear a habilitação de condutores de baixa renda. A nova...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO