O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) começou a fiscalizar capacetes nesta quarta-feira (26). Hoje foi realizada uma fiscalização pelo IPEM em lojas que vendem capacetes para motociclistas. Segundo o órgão, a ideia é coibir a comercialização irregular de produtos no mercado formal.
O órgão é delegado pelo Inmetro, para verificar e orientar sobre os selos de qualidade que devem constar nos equipamentos. Entre as exigências para a comercialização do produto estão a obrigação do fornecedor em manter os selos com todas as informações e orientação estabelecidas na lei do código do consumidor.
O Plano Nacional de Vigilância de Mercado foi deflagrado pelo INMETRO em todos o país. Aqui no Rio Grande do Norte mais de 15 lojas devem receber a visita dos fiscalizadores do IPEM até a próxima quinta-feira (26).
Depois de concluída as fiscalização será formalizado um relatório, em caso de irregularidades o estabelecimento será orientado a se adequar as normas, caso contrário o produto será retirado do mercado