Os vereadores da Câmara Municipal de Natal aprovaram em segunda discussão, na sessão ordinária desta quarta-feira (26), um Projeto de Lei da ex-vereadora Divaneide Basílio (PT), que institui a “Semana das Famílias Atípicas” na capital potiguar, a ser comemorada na semana em que ocorrer o dia 02 de abril, data mundialmente celebrada como o “Dia da Conscientização sobre o Autismo”. Subscrita pela vereadora Ana Paula (SD) e pelo vereador Daniel Valença (PT), a matéria segue agora para sanção do Executivo.
A iniciativa tem o objetivo de trazer visibilidade para a existência das famílias atípicas, viabilizando o processo de inclusão e naturalização perante a sociedade, fomentar políticas públicas específicas em prol das famílias atípicas ou às incluir nas ações existentes ou a serem criadas e suscitar debates e outros eventos sobre as famílias atípicas, inclusive no âmbito das escolas.
“O termo Famílias Atípicas foi criado pelos profissionais de saúde que cuidam de crianças e pessoas com autismo para incluir pais, educadores e cuidadores, além de ampliar para pessoas com diversos tipos de deficiência. Então, a matéria chega para sensibilizar a sociedade sobre os desafios enfrentados pelas famílias atípicas”, defendeu a vereadora Ana Paula. “Trata-se de inserir essas famílias dentro de um contexto social e debater políticas que possam melhorar a vida de todos”, acrescentou o vereador Daniel Valença.