A médica pediatra Lyane Ramalho assumiu nesta quinta-feira (4) o comando da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Ela substitui o médico Cipriano Maia, que estava à frente da pasta desde o início de 2019. Lyane ocupava a função de secretária-adjunta e ainda antes, desde 2020, tinha atuado como subsecretária de gestão.
“Esse é um momento de gratidão, em primeiro lugar, a Cipriano. Lutamos juntos há anos. Foi um orgulho ter ele junto conosco, o primeiro secretário que anunciei ainda antes de assumir e que deu sua imensa contribuição para a saúde do estado, especialmente durante uma das maiores crises sanitárias da história”, disse a governadora Fátima Bezerra.
Além da nova secretária, a Sesap também passa por outras mudanças, formando um núcleo gestor totalmente feminino. Assumem a secretaria-adjunta, a subsecretaria de gestão das regiões e de redes de atenção e a chefia de gabinete, respectivamente, Leidiane Queiroz, Kátia Queiroz Correia e Talita Araújo de Souza. “Queremos fazer a diferença na vida das pessoas. O SUS precisa de muita renúncia e trabalho, que é o que essa equipe vai continuar fazendo”.
A passagem de cargo foi realizada no auditório Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, instituição que é um dos legados da gestão de Cipriano dentro da Sesap, além da abertura de leitos de UTI e enfermaria em todas as regiões do estado, recuperação de unidades, inauguração do Hospital da Mulher em Mossoró e convocação de milhares de servidores, entre várias outras ações.
A nova secretária-adjunta Leidiane Queiroz passa a compôr o segundo posto na Sesap após um período como diretora do Hospital Geral João Machado, tendo coordenado a mudança de perfil na unidade que deixou de ser exclusivamente psiquiátrica. Já a subsecretária Kátia Queiroz Correia foi, durante a gestão de Cipriano, chefe de gabinete da Sesap, enquanto Talita Souza também assessorava a nova secretária Lyane Ramalho.
Leia também: Nova secretária de saúde do Estado toma posse nesta quinta-feira (04)