O projeto “Praia Inclusiva”, vai ser dedicado à conscientização sobre o transtorno do espectro autista neste sábado (6), na Praia de Ponta Negra, em Natal (RN).
O ambiente da praia reúne diversos estímulos: cognitivo, psicomotor, sensorial e emocional. Como explica o psicólogo Adriano Araújo: “as atividades no mar, e na água de uma maneira geral, ajudam bastante na socialização e no desenvolvimento de habilidades emocionais. Por ser um ambiente público, a praia favorece a interação, que é uma das principais dificuldades dos autistas”, diz.
Apesar de ainda haver poucas evidências científicas sobre os efeitos terapêuticos do mar, os benefícios são visíveis para quem tem a oportunidade de vivenciar essa experiência. “José fica em total estado de alegria quando está na praia”. A constatação é da pequena Laura, de 10 anos, sobre o irmão José, de 8, que tem transtorno do espectro autista.
O pai dos dois, o petroleiro Lauro Assunção Neto, conta que na primeira ida à praia, José não aceitou sequer o contato com a areia. A família, junto com terapeutas, foi trabalhando essa aceitação, e hoje, quando vão à praia, a dificuldade é pra tirar o menino do mar. “Ele fica horas brincando na água, com as conchinhas, com a areia. Observa curioso os diferentes tipos de areia, nos observa. Ele é louco por praia”, diz Lauro.
As outras atividades tradicionalmente oferecidas pelo Praia Inclusiva também estarão disponíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, com destaque para o banho de mar assistido em cadeiras anfíbias.
NATAL PRAIA INCLUSIVA
Edição especial de conscientização sobre o autismo
Sábado, 06 de maio – 8h às 12h
Entrada gratuita
Praia de Ponta Negra






















































