Sem categoria

Polícia Federal vai investigar esquema de manipulação de jogos de futebol, diz ministro

Foto: Lucas Figueiredo

O Ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou, nesta quarta-feira (10), que determinou que a Polícia Federal (PF) instaure inquérito para investigar indícios de manipulação de resultados em competições esportivas de futebol.

“Diante de indícios de manipulação de resultados em competições esportivas, com repercussão interestadual e até internacional, estou determinando hoje que seja instaurado Inquérito na Polícia Federal para as investigações legalmente cabíveis”, publicou o Ministro da Justiça em seu perfil em uma rede social.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também se pronunciou sobre o assunto nesta quarta, informando, por meio de nota enviada à Agência Brasil, que o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, “enviou ofício à Presidência da República e ao Ministério da Justiça, solicitando que a Polícia Federal entre no caso, com o objetivo de centralizar todas as informações a respeito dos casos em investigação”.

Além disso, a entidade máxima do futebol brasileiro afastou qualquer possibilidade de interromper a edição 2023 do Campeonato Brasileiro e afirmou que trabalha “em conjunto com a Fifa e outras esferas internacionais para um modelo padrão de investigação”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Denúncia do Ministério Público
O anúncio do Ministro da Justiça foi feito um dia após o Ministério Público de Goiás (MP-GO) denunciar à Justiça 16 pessoas por fraudes para manipular resultados de 13 partidas de futebol (8 do Campeonato Brasileiro da Série A de 2022, 1 da Série B de 2022 e 4 de campeonatos estaduais de 2023) para favorecer apostas esportivas.

Segundo nota da assessoria de imprensa do MP-GO, a denúncia, assinada por promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Promotoria de Combate ao Crime Organizado, é resultado da Operação Penalidade Máxima II.

Entre os denunciados está o zagueiro Eduardo Bauermann, afastado pelo Santos a partir da última terça-feira (9), de forma preventiva, “diante dos novos desdobramentos divulgados na Operação Penalidade Máxima II”.

Leia também: ABC esclarece situação de jogador envolvido em escândalo

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Agência Brasil

Notícias relacionadas

Esportes

Cruzeiro vence Banfield por 1 a 0 neste domingo (6), em amistoso válido pela Vitória Cup, disputado no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES)....

Brasil

O jogador Neymar e Bruna Biancardi emocionaram os fãs ao publicar, na noite de sábado (5), as primeiras fotos da filha recém-nascida, Mel. A...

Polícia

A tecnologia contra drones ganhou protagonismo no esquema de segurança da Cúpula do BRICS, realizada no Rio de Janeiro. Pela primeira vez, a Polícia...

Esportes

Real Madrid e PSG confirmaram presença nas semifinais da Copa do Mundo de Clubes da Fifa nesse sábado (5), nos Estados Unidos. As partidas...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile