O América Futebol Clube formalizou nesta sexta-feira (12), um pedido de equipe completa de arbitragem com qualificação FIFA para o segundo jogo da final do Campeonato Estadual.
O pedido foi protocolado pelo Conselho Diretor na sede da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF). O clube já havia manifestado anteriormente o interesse em ter uma arbitragem de fora do estado, seguindo a Resolução que garante aos clubes filiados o direito de solicitar arbitragem de outras federações, assumindo integralmente os custos.
América pediu uma arbitragem da FIFA para a final do dia 17. No entanto, o presidente da CEAF, Coronel Ricardo Albuquerque, disse por telefone que seria impossível atender ao pedido, uma vez que a escala de arbitragem já estava pronta para a partida.
Segundo Albuquerque, a escala do jogo da volta já estava definida e não teria como “desencalhar”. No entanto, se o América fizesse um pedido de arbitragem de outra federação, incluindo um quarto árbitro, a solicitação seria avaliada e certamente aceita pela federação. Isso seria possível com base na Resolução que garante aos clubes filiados o direito de solicitar arbitragem de fora, desde que assumam integralmente os custos.
José Vanildo, presidente da FNF, confirmou que o clube tem o direito de solicitar arbitragem de outra federação e que o pedido seria avaliado. No entanto, ele ressaltou que até o momento não havia recebido nenhum pedido nesse sentido.
Além disso, a escala de arbitragem do jogo de quarta (17), foi definida de forma antecipada. Porém, espera-se que prevaleça o bom senso, caso o América confirme o pedido de arbitragem de outra federação.
Por Kalis Weber