O ABC demitiu neste domingo (14), o técnico Fernando Marchiori, que estava no comando da equipe desde março de 2022.
A temporada que se iniciou boa para o treinador, que foi ovacionado pela torcida em muitas situações, chegando até a semifinal da Copa do Nordeste e tendo feito uma boa Copa do Brasil, chegou então em seu fim. Após uma sequência de resultados negativos, o alvinegro comunicou o desligamento de Marchiori do clube.
Mas a decisão foi realmente acertada? A verdade é que o time do ABC caiu muito de rendimento, principalmente após o brasileirão ter iniciado. Aquela forte equipe do início do ano, já não conseguia ter o mesmo ímpeto ofensivo e defensivo. É certo que os resultados na Série B foram fatores cruciais para a demissão de Marchiori. O ABC está na última colocação, com apenas um ponto conquistado em seis rodadas disputadas.
Com isso, tendo em vista a queda de rendimento e a falta de produtividade da equipe, a pressão caia total em cima do treinador. O cenário para a partida de volta contra o América, que também não faz um bom campeonato brasileiro, era totalmente pessimista. Contra o seu maior rival, o ABC perdeu no duelo de ida. Por mais que possa ser considerada um “tiro no escuro”, a demissão de Marchiori, querendo ou não, foi uma tentativa de curto prazo para o alvinegro mudar de postura e, consequentemente, vencer o América e conquistar mais um Campeonato Potiguar.
Fernando Marchiori deixa o ABC após um bom trabalho. Apesar dos ruins resultados recentes, o técnico em 64 partidas obteve 32 vitórias, 18 empates e 14 derrotas, além de ter vencido o Campeonato Potiguar de 2022 e ter conquistado o acesso para a Série B. Tostão, auxiliar fixo do clube, assume de forma interina até o alvinegro contratar um novo treinador para o cargo.
Por Kalis Weber