Após a demissão de Fernando Marchiori do comando técnico do ABC, o clube já está no mercado em busca de nomes para o cargo.
Dentre vários treinadores especulados, cinco especialmente ganham força. Lisca, Daniel Paulista, Marcelo Cabo, Hélio dos Anjos e Allan Aal são, provavelmente, os técnicos que mais interessam a diretoria no momento.
Treinadores experientes em campeonatos brasileiros de primeira e segunda divisão agradam o comando do ABC. Porém, não basta apenas a experiência, precisa-se estar dentro também de um orçamento cabível ao clube. Lisca, por exemplo, foi especulado no América após a demissão de Leandro Sena e pediu 200 mil por mês para treinar a equipe. Valor alto para a folha salarial das equipes potiguares.
De todos os nomes ventilados, apenas Marcelo Cabo está empregado no momento. O treinador está no comando do Remo, que faz mal início no Brasileirão da Série C. Em sua carreira como técnico, Marcelo passou por clubes como o Vasco, Goiás e Chapecoense, tendo atuado como treinador na Série A do Brasileirão. Em toda sua carreira profissional, Marcelo Cabo atuou em 326 jogos como comandante de clubes e venceu 128 deles (39%).
Lisca, é um treinador com um personagem muito forte e marcante no futebol brasileiro. Conhecido como ‘Lisca Doido’, o treinador é lembrado por sua maneira fora do campo, sempre com muita energia. O último trabalho dele foi no Avaí, no final de 2022, mas não foi bem. Em sete partidas, perdeu seis. Em sua carreira como técnico, atuou em 221 partidas e venceu 87 delas (39%).
Helio dos Anjos é um treinador que tem experiência no futebol potiguar e também como técnico do ABC. Nesta ocasião, em 2015, Hélio fez um mal trabalho e em 11 jogos, não venceu nenhum. O seu último trabalho como treinador foi na Ponte Preta, até abril de 2023. Na carreira como técnico, disputou 323 jogos e venceu 110 (34%).
Daniel Paulista é o treinador mais jovem da lista. O seu último trabalho foi no CRB, em novembro de 2022. Daniel não tem experiência no futebol potiguar, porém, em sua carreira, atuou majoritariamente em equipes nordestinas. Como treinador, atuou em 171 partidas e venceu 61 (36%).
Allan Rodrigo Aal é outro técnico que agrada a diretoria. Allan não tem experiência em equipes potiguares. Em sua carreira como técnico, treinou majoritariamente clubes do eixo sul-sudeste. Como treinador, disputou 153 jogos e venceu 53 (35%).
A escolha do novo nome para o cargo não deve demorar, visto que o ABC está em um momento crucial e delicado na temporada. Para a final do Campeonato Potiguar nesta quarta (17), o auxiliar fixo Tostão comanda a equipe alvinegra.
Por Kalis Weber