Saúde

Dores crônicas: como aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida

Foto: Reprodução

Cerca de 30% da população em todo mundo sofre com dores constantes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, são cerca de 60 milhões de pessoas afetadas pelo problema, que traz uma série de consequências debilitantes e afeta a rotina e a saúde do paciente.

As dores crônicas frequentemente acometem joelhos, ombros, coluna lombar e nervo ciático, e com isso mexem com condições físicas, psicológicas e comportamentais. Entretanto, com a ajuda da medicina, é possível alcançar uma melhor qualidade de vida.

A combinação de tratamentos médicos e mudança no estilo de vida podem ajudar no tratamento da dor crônica e tornar as atividades diárias mais confortáveis.

O que são dores crônicas?
De acordo com o Dr. Cláudio Falcão, médico neurologista do Hospital Jayme da Fonte, a dor crônica é aquela que acomete o paciente a mais de doze semanas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Qualquer dor com duração de mais de três meses é considerada crônica, e os sintomas dependem da região acometida pela dor”, explica Falcão. Segundo o médico, entre as dores crônicas mais comuns estão as de coluna, que podem reduzir a capacidade de realizar atividades diárias simples, como trabalhar, caminhar, ou até mesmo ficar de pé por mais de dez minutos.

“Basicamente, as dores crônicas mais comuns são as ligadas à coluna, porque quase 80% da população no mundo vai sofrer de problema de coluna em algum momento da vida”, destaca.

Leia também: CEO da TV Ponta Negra é convidada a mostrar experiência da emissora no Paraná

O que pode causar dor crônica?
Existem diversas causas para as dores crônicas, e em muitos casos, pode ser um desafio encontrar a fonte do problema. Esse tipo de dor persistente pode surgir após um quadro de lesão ou infecção, ou se desenvolver lentamente através das condições que acompanham o envelhecimento normal.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ainda segundo o neurologista, a causa principal da dor crônica é o processo natural degenerativo da articulação, mas alguns hábitos e estilos de vida podem agravar o problema.

“O paciente vem com essa tendência genética, de ter esse desgaste que ocorre ao longo da vida, e tem os fatores externos que agravam isso, como o sobrepeso, obesidade, o tabagismo, falta de atividade física e postura”, detalha.

Tratamento para dores crônicas
O tratamento das dores crônicas é realizado caso a caso, a depender do tipo e grau da dor. Na maioria das vezes, é possível tratar o paciente, solucionar a causa e restaurar a qualidade de vida.

O tratamento é abrangente e envolve medicações, infiltrações, reabilitação física e orientações para as atividades do dia a dia. Entre os vários tipos de etapas curativas, o Dr. Cláudio Falcão destaca hábitos que podem ajudar a prevenir a dor crônica:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Evitar o cigarro, o sobrepeso e atividades com peso e impacto. Fazer atividade física moderada, que permita um bom alongamento muscular, e procurar sempre corrigir a postura”, são as dicas do médico.

SBT Nordeste (JC)

Notícias relacionadas

Saúde

Neste Dia Mundial do Doador de sangue, celebrado em 14 de junho, o mundo volta os olhos para a importância de um gesto simples,...

Saúde

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou, na última quinta-feira (23), que o Brasil tem 2,4 milhões com autismo. O levantamento inédito...

Sem categoria

O café, companheiro inseparável de milhões de brasileiros, está pesando cada vez mais no bolso. De acordo com a Organização das Nações Unidas para...

Economia

O período de entrega do Imposto de Renda de 2025 trouxe, além das obrigações fiscais, uma onda crescente de tentativas de golpe que usam...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile