O árbitro que operou o VAR no confronto entre Real Madrid e Valência no último domingo (21), será demitido após erro.
Segundo a imprensa espanhola, o árbitro Ignacio Iglesias Villanueva não teria mostrado ao árbitro principal, Ricardo de Burgos Bengoetxea, o momento em que o jogador brasileiro Vinicius Júnior recebe um “mata-leão” de Hugo Duro, durante o confronto entre Valencia e Real Madrid no último domingo (21).
A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) decidiu demitir Ignacio Iglesias Villanueva e outros seis profissionais envolvidos no incidente. Porém, o árbitro será desligado apenas após quarta-feira (24), visto que ainda atuará na partida entre Betis e Getafe.
De acordo com o jornal “AS”, a única imagem mostrada ao árbitro foi o revide de Vinicius Júnior no adversário. Contudo, o momento em que o jogador brasileiro foi agredido não foi mostrado. Apesar da punição, a RFEF considerou que o protocolo antirracismo foi adequadamente aplicado durante o jogo.
Após o sistema de som do Estádio Mestalla emitir um aviso de que a partida só seria retomada quando os xingamentos e cânticos cessassem, o jogo foi reiniciado. Conforme as regras da FIFA, caso atos de preconceito persistam, a partida deverá ser encerrada, e a equipe que sofreu a discriminação receberá três pontos.
Por Kalis Weber, Ponta Negra News