Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Junho laranja alerta para a importância de prevenir queimaduras

Foto: Divulgação/ Redes Sociais/ Reprodução

A campanha Junho Laranja está sendo promovida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), buscando conscientizar a população sobre problema de saúde pública. Com o slogan “Não se choque, eletricidade queima”, a campanha deste ano foca nos acidentes com eletricidade, discutindo políticas públicas de prevenção e incentivando cuidados necessários por parte de toda a sociedade.

“Cerca de 50% dos acidentes fatais envolvem eletricidade. Entre as principais causas estão as más condições da rede elétrica dentro das residências, os populares gatos para furtar eletricidade, o mau estado de eletrodomésticos e, ainda, os descuidos de vigilância em relação às crianças, como tampar as tomadas”, destacou o cirurgião plástico do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) e membro do Comitê de Prevenção da SBQ, Marco Almeida.

Acidentes elétricos muitas vezes provocam a morte imediata, além de sequelas graves, como amputações. Segundo dados do Ministério da Saúde, no período de 2015 a 2020 ocorreram no Brasil 19.772 óbitos por queimaduras, entre os quais a eletricidade foi responsável em 9.117 casos, ou seja, 46,1% do total.

O levantamento do CTQ,  aponta que entre janeiro e maio de 2023, 20 pessoas deram entrada na unidade vítimas de queimaduras elétricas, quantitativo equivalente ao mesmo período de 2022. Quanto às queimaduras térmicas (causadas pelo calor ou frio), entre janeiro e maio de 2023, houve 223 casos atendidos no CTQ. No mesmo período de 2022, foram registrados 161 casos. Já em relação às queimaduras químicas (provocada pela ação de agentes corrosivos, como ácidos), no período observado foram 22 casos em 2023 e 34 ocorrências em 2022. Assim, o total de casos de queimaduras de janeiro a maio deste ano foi 265 e no mesmo período de 2022 correspondeu a 215 casos, revelando um aumento de 23%.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Festejos juninos

A chegada do período das festas juninas abre espaço para os fogos de artifício e fogueiras. O CTQ costuma receber uma média de 20 a 30 vítimas de acidentes graves relacionados a essas tradições a cada período junino.

Outro alerta importante diz respeito às fogueiras. Deve-se evitar brincadeiras próximas a elas (até mesmo devido a problemas consequentes da inalação da fumaça) e não utilizar produtos inflamáveis, como álcool 70%, perto do fogo ou de crianças.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

Representantes da secretaria municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Procon Municipal e da Neoenergia Cosern se reuniram nesta terça-feira (29) para discutir o planejamento de...

Cidades

Símbolo da educação ambiental no Rio Grande do Norte, o barco escola Chama-Maré voltou a navegar nesta terça-feira (29) pelo estuário do Rio Potengi....

Política

A Câmara Municipal de Natal havia aprovado um projeto de lei que concedia aos servidores públicos municipais o direito a um dia de ausência...

Brasil

Mais de 30 mulheres denunciaram complicações graves após realizarem procedimentos estéticos com uma mulher que se apresentava como biomédica em São José, na Grande Florianópolis (SC). A suspeita,...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO