O governo federal publicou, na noite de 5ª feira (1º.jun), o decreto que garante o pagamento adicional de 50% no Auxílio Gás até dezembro deste ano. A iniciativa, que atende famílias de baixa renda, foi incluída na Medida Provisória (MP) que recria o programa Bolsa Família em substituição ao Auxílio Brasil – aprovada pelo Congresso.
O Auxílio Gás foi criado em novembro de 2021 para conter a crise econômica provocada pela covid-19. Na época, a medida previa o pagamento bimestral equivalente a 50% do preço médio do botijão, cifra que subiu para 100% em agosto de 2022. O benefício foi mantido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por meio de uma MP.
Leia também: Homem que teve celular roubado, acha aparelho na OLX e ladrão é preso
Tem direito ao Auxílio Gás os brasileiros inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 1.320). O mesmo vale para as famílias que possuírem integrantes contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Os pagamentos são feitos dentro do cronograma do Bolsa Família, de forma escalonada, conforme último dígito do Número de Identificação Social (NIS). Quando depositado, o valor pode ser sacado ou movimentado virtualmente por meio do Caixa Tem. O último Auxílio Gas foi liberado em abril, com valor de R$ 110.
SBT News