A margem direita do rio Pitimbu, na cidade de Natal, foi palco de um Mutirão de Plantio de mudas neste sábado (3), dando continuidade às atividades da Semana do Meio Ambiente 2023 promovida pela Prefeitura. A ação teve como objetivo promover o reflorestamento da área e ajudar na preservação da biodiversidade local, que tem sido constantemente afetada pelas queimadas.
Ao todo, foram plantadas 200 novas mudas de espécies nativas da região, incluindo aroeiras, oitis, craibeiras, castanholas, pau sangue, catingueiras, cajueiros e carnaúbas. A iniciativa foi coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), em parceria com a Planta Natal, contando também com o apoio do Horto Parque das Serras, equipe do Setor de Manejo do Parque da Cidade e fiscalização ambiental da Semurb.
O plantio conto com a participação de crianças do grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos do Conjunto Cidade Satélite, que tiveram a oportunidade de se envolver no trabalho de conscientização sobre a importância do meio ambiente. A diretora de métodos do grupo, Danielle Ren, destacou a importância de realizar atividades como essa com as crianças, aproveitando o mês de junho para promover a conscientização.
As crianças receberam orientações de agentes da fiscalização ambiental e técnicos do planejamento da Semurb, além dos jardineiros da Planta Natal, para realizar o plantio das mudas de forma adequada. O trabalho continua até o fim da manhã com a presença da equipe técnica no local.
Luiz Augusto Correia, do Departamento de Planejamento Urbanístico e Ambiental da Semurb, enfatizou a importância do Rio Pitimbú para a cidade de Natal, destacando que ele abastece 30% da cidade. A área em questão foi vítima de um incêndio no ano passado, causado na perda de parte de sua cobertura vegetal e facilitando o processo de consórcio. Por isso, uma ação de reflorestamento se torna fundamental para auxiliar na recuperação da região.
Os plantios durante a Semana do Meio Ambiente 2023 seguirão nos próximos dias em outras áreas da cidade, incluindo as calçadas já concluídas da Avenida Amintas Barros, Rua Jaguarari e também na Rua São José, a partir da segunda-feira (5). Esses plantios representam a compensação ambiental pelas emissões de gases do efeito estufa, devido ao Natal ter sediado o 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste em abril deste ano. Na ocasião, a cidade recebeu o selo CO2 Free da ONG Novo Olhar Sustentabilidade, comprometendo-se a realizar o plantio de 30 novas árvores para compensar a emissão de 4,2 toneladas de gases.
Danielle Mafra, coordenadora da Planta Natal, enfatizou a religião dessas ações para a arborização da cidade e comemorou a oportunidade de participar do reflorestamento na área degradada às margens do Pitimbú. O Planta Natal tem como meta plantar 20 mil árvores o final da gestão do prefeito Álvaro Dias, e essa ação representa mais um passo em direção a esse objetivo.
Além disso, a partir da segunda-feira, a Planta Natal realizará o plantio de 100 árvores nativas nas calçadas da cidade, como parte de um projeto de acessibilidade. Essa iniciativa tem como objetivo criar ruas mais acessíveis, iluminadas, paisagísticas e, principalmente, arborizadas. Com os dois plantios da Semana do Meio Ambiente 2023, a compensação ambiental será três vezes maior do que o compromisso assumido em abril.
A programação da Semana do Meio Ambiente 2023, com o tema “Natureza Viva, Natal Sustentável” e o lema “Restaurando o futuro rumo à resiliência”, segue até o dia 5 de junho. Neste domingo (4), será realizado o segundo dia do minicurso e exposição de orquídeas, trilhas guiadas para crianças e uma feirinha de artesanato, a partir das 8h no Bosque das Mangueiras. Confira clicando aqui a programação completa