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Dia dos Namorados: pequenos negócios esperam crescimento nas vendas

Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

Os proprietários de pequenos negócios nos setores de comércio e serviços veem o Dia dos Namorados como uma das melhores oportunidades de mercado do ano. A data só perde para o Natal e o Dia das Mães em termos de volume de vendas. Este ano, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) prevê um crescimento de 8% em comparação com 2022.

Segundo levantamento da CNDL, os consumidores brasileiros que pretendem comprar presentes nesta data têm uma expectativa de gasto médio de R$ 232. Seguindo a tendência dos anos anteriores, as roupas são os itens mais procurados, representando 38% das compras no ano passado, seguidas por perfumes, cosméticos e maquiagem, responsáveis por 24% das buscas em 2022.

Com o somatório de todas as compras, estima-se que o Dia dos Namorados movimentará mais de R$ 23 bilhões em presentes e celebrações, incluindo jantares, passeios e festas.

Mayra Viana, analista de Competitividade do Sebrae, destaca a importância de atender cada cliente de forma personalizada, levando em consideração o seu perfil único. Para aumentar a demanda e as vendas potenciais, a analista ressalta a necessidade de utilizar as redes sociais da empresa.

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“Os empreendedores devem caprichar nas postagens, criando mensagens atraentes e com descrições claras. O uso de hashtags também ajuda a promover o engajamento. É papel deles lembrar os clientes que a data está se aproximando. Essa divulgação pode até despertar o desejo de presentear”, comenta.

Outra dica da especialista é estabelecer parcerias com diferentes empresas, proporcionando uma experiência personalizada para os consumidores. “Uma floricultura, uma fábrica de chocolates e uma empresa de bebidas, por exemplo, podem se unir e montar um kit regional. Se as empresas atuam com serviços, podem oferecer jantares românticos, pacotes de viagem, aulas de culinária ou dança. A criatividade é fundamental”, acrescenta Mayra.

Competir apenas por preços não é uma estratégia vantajosa para os negócios, mas essa questão pode ser amenizada quando a empresa demonstra que seus produtos têm um valor além do que o cliente está pagando financeiramente.

*Com informações da Economic News Brasil

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